É ASSIM QUE A VALE TEM ALTOS LUCROS: Maquinistas são obrigados a usar a cabine da locomotiva como banheiro.

Cagam em jornais e mijam em copos ou pela janela da locomotiva em movimento.


Isso ocorre, porque os maquinistas não podem passar um minuto sem ativar itens na cabine. Se não o fizerem, um alerta automático é acionado e o trem para em 25 segundos --mecanismo usado para certificar a atenção do condutor.

Ex-trabalhadores relataram que urinavam em copos ou até pela janela da cabine, mesmo local onde faziam suas refeições. Usavam sacos e jornais para defecar.

No Maranhão, cerca de 300 maquinistas vivem essa situação humilhante.

COM A MORTE DOS SINDICATOS DE FERROVIÁRIOS, QUE SE TORNARAM CONIVENTES COM A VALE, A SITUAÇÃO TENDE A PIORAR.

As equipes dos trens contavam com dois auxiliares do maquinista, mas seus postos foram extintos há mais de dez anos. Com isso, maquinistas passaram a conduzir os trens sozinhos.

Fonte do texto: Folha de São Paulo

4 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Tacyara Carvalho Duarte14/5/13 18:34

    Olá, Edgar. Eu sou advogada e forneci informações para a matéria em comento. Infelizmente, essa é a triste realidade, não somente dos maquinistas, mas dos trabalhadores de campo e operadores das demais máquinas. Obrigada por difundir tal notícia. s pessoas precisam conhecer a realidade da VALE por trás dos outdoors.
    Tacyara Duarte

    ResponderExcluir
  2. Fui diretor jurídico do Sindicato dos Ferroviários e quando lá estive movi dezenas de ações contra a Vale e RFFSA. A ação de periculosidade para os trabalhadores foi na nossa época.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa matéria. Fui maquinista da Vale e sei bem esta realidade. Certa vez, precisei parar o trem, pois estava em uma situação meio que apertada, precisando ir ao banheiro. Mais tarde fui questionado pelo inspetor da empresa me informando que eu atrasei o trem. Pensa em lucros, lucros e lucros. Virgilio Vitali

    ResponderExcluir
  4. ola edgar vc tb tinha q ver aqui em sp tambem pq as ferrovia atual que hj e a all-america latina logistica nao contrata maquinista formado que era da ferroban e ferronorte muitos maquinista querendo volta e ela nao contrata e quanto isso os maquinista dela fica 19 ate 20 hrs de serviço e nao tem nem uma folga adequada por causa do juridico dela q nao contrata ex funcionario

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade