ADMINISTRAÇÃO: É o que falta para o Brasil

Eisenhower é hoje considerado um dos grandes Presidentes dos Estados Unidos.

Tanto é que foi reeleito, e seria reeleito pela terceira vez se não fosse uma mudança constitucional limitando-o a dois mandatos.

As empresas americanas usam até hoje dezenas de técnicas administrativas desenvolvidas pelos militares durante a segunda guerra, e implantadas na economia na administração Eisenhower.

É a partir deste mandato que os americanos se referem ao seus governos pelo termo “Administration”, como em “The Eisenhower Administration”, em vez de “Governo Geisel” como ainda usamos no Brasil.

Basta ver as estatísticas de crescimento americano que se tornam exponenciais a partir de 1953.

Curioso que nosso regime militar nunca tenha estudado e se espelhado no Governo Eisenhower, um sucesso e tanto.

E não tenham incorporado as grandes lições de seu governo.

Nem Bolsonaro, por sinal. Eisenhower também não entendia de economia, mas entendia de administração.

Os Estados Unidos ganharam a guerra não pela bravura de seus soldados, mas pela eficiência da sua máquina de guerra.

Os alemães eram muito melhores soldados, mas durante a segunda guerra os americanos produziam três vezes mais bombardeios e tanques do que os alemães, treinavam mais pilotos e mantinham melhor os aviões existentes.

As empresas americanas usam até hoje dezenas de técnicas administrativas desenvolvidas pelos militares durante a segunda guerra.

Tenho uma cópia de seu livro assinado pelo próprio, e terei o prazer de fazer um resumo.

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade