Prefeitura promove baile na Casa Brasil do pólo Itaqui-Bacanga
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) realizou nesta terça-feira (25) o baile de carnaval para pessoas com deficiência atendidas pela rede municipal. A programação na Casa Brasil do pólo Itaqui-Bacanga contou com muita disposição, serpentina e alegria ao som de marchinhas.
O baile foi antecedido por oficinas de confecção de máscara carnavalesca e cartazes que nos pólos Itaqui-Bacanga e Cidade Operária, envolvendo usuários e famílias. Mais uma estratégia da Semcas para assegurar a socialização e inclusão. A proposta da Coordenação de Articulação da Política de Inclusão de Pessoa com Deficiência é de convidar a sociedade a retirar a máscara do preconceito e exclusão para a pessoa com deficiência. Cerca de 50 pessoas, entre usuários e famílias, participaram da atividade.
Professores da rede municipal serão capacitados em Educação Ambiental
Transformar os professores da rede pública municipal em agentes multiplicadores da educação ambiental em suas escolas. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre o Instituto ALCOA e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A partir da parceria, São Luís passa a ser uma das cidades integrantes do programa ECOA, que visa despertar tanto nos educadores quanto nos estudantes a consciência para o uso corretos dos recursos naturais disponíveis.
“Conforme sempre determinou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, nosso objetivo é formar cidadãos e cidadãs dignos e honestos. Para isso, precisamos garantir também a formação digna e correta dos nossos professores, despertando em cada docente o desejo de ser um multiplicador de uma mudança de atitude em relação às questões ambientais. Esse é um dos nossos grandes desafios”, disse o secretário de Educação, Geraldo Castro. A intenção da Prefeitura e do Instituto Alcoa é que as atividades do projeto iniciem na segunda quinzena de março, em seis escolas da zona rural ainda a determinar.
Prefeitura promoverá Copinha Semdel com alunos do ´Movimento e Resgate
Foto: Maurício Alexandre
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel), voltará a organizar uma competição para movimentar os pólos do projeto Movimento e Resgate, uma das prioridades da área esportiva na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A primeira edição da Copinha Semdel terá sua abertura no dia 8 de março, no Estádio Nhozinho Santos, e contará com todas as 40 escolinhas de futebol da Semdel espalhadas por toda a capital maranhense.
A copa faz parte do Projeto Esporte Cidadão e será desenvolvido em parceria com Instituto de Desenvolvimento e Expansão Social (IDES). Este ano, a competição homenageará Adolfo Vieira, que por muitos anos foi o principal administrador do Estádio Municipal.
Prefeitura oferece curso a rede conveniada da Semcas
Foto: Divulgação/Semcas
A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), iniciou, nesta terça-feira (25), o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, oferecido aos funcionários que trabalham na cozinha dos abrigos da Semcas e entidades da rede conveniada.
A iniciativa contempla o Plano Municipal de Assistência Social, que determina que os todos servidores da Semcas sejam qualificados. “Este é um trabalho importante, porque demonstra o respeito com o trabalhador. O profissional da cozinha desempenha um papel tão essencial quanto gestores e técnicos”, destaca a técnica da Coordenação de Capacitação da Semcas, Katherine Chagas.
Baile da Terceira Idade marca início do projeto Conviver
Foto: Divulgação/Semdel
Dezenas de idosos do ‘São Luís Saudável’ estiveram presentes no Baile da Terceira Idade realizado na manhã deste sábado (22) no Parque do Bom Menino. A festa marcou o início do projeto Conviver, realizado pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel). As atividades e serviços do projeto voltados para idosos se estenderão até o dia 28 de março.
O baile contou com todos os polos do projeto São Luís Saudável também ministrado pela Semdel. Além das músicas mais tradicionais do carnaval maranhense e muita animação por partes dos idosos, a festa ainda teve atividades de alongamento e aquecimento com os professores e concurso da mais bela fantasia.
Prefeitura e Unicef mapearão indicadores sociais de São Luís
Mapear, por regiões, os principais indicadores sociais de São Luís relativos a crianças e adolescentes. Esse é um dos objetivos da Plataforma dos Centros Urbanos, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na manhã de segunda-feira (24), o titular da pasta de Educação, Geraldo Castro, e a equipe da Semed participaram de reunião técnica com o objetivo de conhecer a plataforma e os detalhes da parceria com o Unicef.
Depois da divisão geográfica da cidade, para efeito de estudo e análise dos indicadores, será feito o levantamento dos números relativos à infância e à adolescência para aquela região. A ideia, segundo o Unicef, é que a coleta e organização dos dados possibilite ao Executivo municipal identificar áreas de atuação prioritárias, norteando programas de governo e políticas públicas para a infância. A plataforma prevê ainda o monitoramento desses indicadores até o ano de 2016, para a melhor aferição dos resultados.