Dilma entrega máquinas para mais 118 municípios do RS.

A presidenta Dilma Rousseff entrega nesta quinta-feira (20), 28 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba para 118 municípios do Rio Grande do Sul. A doação das máquinas, que faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), irá beneficiar uma população rural superior a 320 mil pessoas. A presidenta e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participam da solenidade que será realizada em Caxias do Sul (RS), às 11h.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin, destaca que o governo federal já universalizou a entrega de retroescavadeiras no estado – no total foram doadas 455 máquinas deste tipo. “Todos os municípios com menos de 50 mil habitantes já receberam as retroescavadeiras. Agora, estamos na fase de entrega dos caminhões e patrolas, isso significa que estes municípios estão recebendo seu segundo equipamento”, assinala Regelin.
Para a aquisição das máquinas, foram investidos R$ 35,3 milhões. Com esta doação de equipamentos serão beneficiados mais de 72 mil agricultores familiares. “Estes equipamentos impactam a qualidade de vida no meio rural.
Com estradas conservadas fica mais fácil e barato escoar a produção, o que é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar”, atenta o delegado do MDA ao lembrar que a manutenção das estadas vicinais beneficia toda a população que mora no meio rural. “São por estas estradas que circula o transporte escolar e os técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, por exemplo,” conclui.
Pronaf
Um dos municípios contemplados com essa doação de equipamentos do PAC 2 é Westfália, onde cerca de 10% da população acessa recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com uma população de 2,7 mil habitantes, Westfália já recebeu do governo federal uma retroescavadeira e nesta quinta-feira recebe uma motoniveladora.
Para o prefeito do município, Sérgio Marasca, os equipamentos doados pelo PAC 2 auxiliam a administração municipal a atender as demandas da população. “Com estas máquinas temos condição de fazer um excelente atendimento aos nossos produtores rurais. Um bom exemplo é a retroescavadeira doada pelo MDA. Um dia após ela chegar, já foi trabalhar”, revela o prefeito.
Produção nacional
Todos os 18.073 equipamentos adquiridos pelo Governo Federal, pelo PAC 2, para beneficiar 5.061 municípios selecionados, foram produzidos no Brasil. O PAC Equipamentos tem o objetivo de auxiliar na conservação das estadas vicinais, mas como priorizamos a compra de máquinas feitas no Brasil, o programa também fomenta e fortalece a indústria nacional, gerando emprego e renda na cidade”, analisa o coordenador.
No Rio Grande do Sul, o MDA comprou 1.201 retroescavadeiras produzidas em Caxias do Sul e 898 caminhões produzidos em Canoas. O total investido nas aquisições supera os R$ 419 milhões.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade