Imagem: DivulgaçãoO poder judiciário do Estado do Amazonas suspendeu a decisão da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) de desligamento do pastor Samuel Câmara de seu quadro de associados (Clique aqui e leia a decisão na íntegra).
Assinada pelo juiz José Renier da Silva Guimarães, o mesmo “deferiu o pedido de antecipação da tutela, determinando ao requerido a imediata suspensão dos efeitos decorrentes da decisão que desligou o autor dos quadros de Pastores da Convenção Geral das Assembléias de Deus – CGADB, nos autos do Processo Ético Disciplinar nº 036/12 e todos os seus apensos, com sua imediata reintegração aos quadros da entidade”.
A decisão também inclui o pagamento de uma multa no valor de R$ 20.000,00 por dia de atraso não justificado no cumprimento da presente medida, a partir da intimação.
Em maio deste ano, durante reunião da Mesa Diretora da CGADB a mesma decidiu, por sete votos a três, desligar Samuel Câmara de seu quadro de pastores. O Conselho de Ética e Disciplina da convenção justificou a decisão sob a acusação de quebra de decoro, alegando que o pastor teria tumultuado a reunião da AGE, que aconteceu em 2012 no estado de Alagoas.
Além de Samuel Câmara, os pastores Sóstenes Apolos, Jônatas Câmara e Ivan Bastos também estavam para ser julgados, porém os dois primeiros não compareceram na reunião por motivos médicos e Bastos, que agora é o 1º Tesoureiro da Mesa, só poderá ser julgado em uma Assembleia Geral Ordinária.
O julgamento dos pastores estava marcado para o mês de janeiro, mas uma liminar da Justiça impediu que ele acontecesse antes das eleições da CGADB, que foram realizadas em 11 de abril durante a AGO de Brasília.

Pastor Pedro Lindoso raspa a cabeça em protesto contra José Wellington


Pastor raspa a cabeça em protesto contra José Wellington e afirma: não temos papa
O pastor Pedro Lindoso, membro da Comissão Estadual das Assembleias de Deus do estado do Maranhão, resolveu raspar a cabeça e gravar um vídeo em protesto ao pastor José Wellington Bezerra da Costa e Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Liderando a igreja Assembleia de Deus na cidade de Vitória do Mearim, Lindoso afirma que está angustiado e revoltado com a atitude da direção da convenção em excluir o pastor Samuel Câmara.

“Acho tal atitude um descalabro moral, uma manifestação de covardia, de medo, de perseguição e ditadura. Entendo que tal atitude só poderia ser tomada por homens que têm as mesmas atitudes dos homens maus dos últimos dias”, diz ele citando 2 Timóteo 3:1 a 5.

Ao ler a passagem, o pastor que também é diretor da Faculdade de Teologia Rockman retira o chapéu e mostra a cabeça raspada como manifestação de repúdio. “Para a cupulazinha da CGADB eu não tiro o chapéu, mas tiro o chapéu para ler a Palavra de Deus”.

Lindoso reconhece que Câmara é um homem de Deus e que ele não pode ser excluído da CGADB. “Ele não representa somente a pessoa dele ou os membros da família dele, ele representa a nossa história e a história de uma sociedade não pode ser apagada por ninguém”, disse. Para ele o afastamento de Samuel Câmara é um “homicídio” da história da Assembleia de Deus.

“A igreja é unida, os membros são unidos, mas os líderes maiores são uma espécie de peste que estão causando mal à igreja mais poderosa do Brasil”, disse Pedro Lindoso.

“Não existe igreja melhor que a Assembleia de Deus, mas lamentavelmente a liderança maior é constituída pelos piores líderes dessa nação. É uma vergonha”.

Sem medo de manifestar seu desagravo com a cúpula, o teólogo lembra que a igreja não tem papa e que cada igreja é autônoma “e dona de todo o seu patrimônio” quer seja financeiro, cultural ou teológico.

“Nós vamos nos reunir em algum canto do Brasil, vamos pintar as nossas caras com duas letras: AD. E vamos dizer não a essa molecagem”, afirma.


  1. Brito disse:
    A CGADB é uma associação e como tal tem se distanciado dos princípios da sã doutrina esquecendo-se dos ensinamentos do Senhor Jesus na sua oração pelos seus discípulos no cap. 17 de João, principal- mente dos vv 17 a 21 dando assim a base de sustentação do seu corpo, que é a sua igreja. Olhando para a atualidade dos acontecimentos, façamos a seguinte indagação: Quem está santificando-se na verdade com o Senhor Jesus? v 19. O Senhor rogou ao Pai para que todos sejam um com ele e o Pai.v 21
  2. Mariel Bezerra do Nascimento disse:
    Se forem os dois para céu (samuel e Welitom, como será convivência? Alguem poderá me explicar? será que a celeuma vai continuar lá?
    Acaba com essa convenção, ele já não tem sentido.
  3. josé edson barbosa bispo disse:
    MEUS QUERIDOS, GRAÇA E PAZ PARA VOSSA VIDA!
    NOS NOSSOS DIAS, MAIS DO QUE NUNCA É PRECISO ATENTARMOS PARA O QUE ESTÁ ESCRITO. NÃO NOS ESCANDALIZEMOS COM OS ACONTECIMENTOS. DESNECESSÁRIO CITAR TEXTOS BÍBLICOS.SÓ GOSTARIA DE LHES DIZER UMA COISA: NÃO ENTREM NESTES ESCÂNDALOS; POIS TUDO ISTO É BRIGA POR POSIÇÃO. ESTAMOS NO TEMPO QUE DEVEMOS PEDIR DIREÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, SE QUISERMOS SERVIR A DEUS. TODOS SÃO HOMENS IGUAIS A MIM E A VOCÊ.
    JESUS: AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ. FUJA DESSA MEU IRMÃO.
  4. edivaldo queiroz da costa disse:
    a verdade e que nossos lideres estão vendo as igrejas como uma indústria de dinheiro, e que nos somos meros contribuintes , eles dizem a minha igreja, o meu povo, fico me perguntando se foi eles que morreram por nos
  5. edson disse:
    O Pr. Jose Wellington é o nosso papa assembleiano a mais de 25 anos a frente da CGADB colocou seu filho na presidência da CPAD. Usa de politicagem não muito diferente dos políticos corruptos que estamos acostumados a ver na vida publica. Usa de barganha com um bando de puxa saco para derrubar o Pr. Samuel Câmara. Isso é imoral se o papa renunciou nosso papa deveria também renunciar para o bem da igreja ao invés de tentar dividir a igreja mas, como ele é muito santo não conseguiria viver com a idéia que renunciou.
  6. ao meu senhor JESUS CRISTO SEJA A HONRA E A GLORIA ,QUE ELE CRESÇA E DIMINUA eu, o resto é resto
  7. ale disse:
    infelizmente são ‘igrejas” ingessadas, tradicionalistas…e seus líderes querem cada vez mais poder….os membros são mortos espiritualmente…fui em um culto aqui em minha cidade e pasmem….o pastor presidente ficou uma hora falando do churrasco que teria e de pregação uns 10 minutos…..então não defendam placas de igrejas, nem pastores, eles são apenas seres humanos falhos e pecadores como qualquer um….defendam Jesus e sigam a Biblia! esse Rei não nos decepciona.
  8. Lucio Neves Ferreira disse:
    Eu acho uma vergonha homens que dizem ser servos de Deus brigando por poder de liderança evangélica devemos brigar para ganhar o céu pois apalavra de Deus disse que o céu e ganhado a força que mensagem estamos passando para este mundo os próprios lideres estão se desentendendo como vamos ser exemplo para a sociedade com estas atitude lembrece Jesus disse ele veio para servir não para ser servido que vergonha ?
  9. parabenizo o excelentíssimo juiz por esta decisão.
  10. Agmar disse:
    Que vergonha! Uma questão tida como eclesiástica jamais deveria ser julgada por tribunais seculares. No entanto, a verdade é que a questão é puramente política. Que Deus abrevie estes últimos dias a fim de que alguns se salvem. Maranata!
  11. alan kevedo disse:
    Tudo isso? Somente para salvar minha pobre alma? Há gente que pensa que todo mundo é BURRO.
  12. George Ferreira Bastos disse:
    Esses Lideres que são Pastores que estão no poder a anos na Assembleia de Deus querem saber somente deles e do status e vantagens que tem e enganam os seus membros todos na Igreja já perceberam isto só que o povo aceita por medo de ser acusado de rebelde e ai faço uma pergunta quem somos nós para falarmos de outras Igrejas olhamos o cisco nas outras e esquecemos a trave no nosso como Jesus disse.
  13. A Justiça do Amazonas emitiu parecer favorável ao
    pastor Samuel Câmara e suspendeu a decisão de expulsão do
    mesmo da (CGADB). gente esse Samuel é muito esperto ele
    procurou um juiz amigo da família câmara da cidade de
    HUMAITÁ interior do Amazonas. gente aqui no Amazonas a
    família câmara tem amigos em todos seguimentos da sociedade
    eles consegue tudo que querem, se eles quiserem vão tomar na
    justiça a CGADB a CPAD. a IEADAM já é deles.
  14. Angélica disse:
    Podem se acharem reis, mas quem comanda isso aqui é O SENHOR DOS SENHORES, O REI DOS REIS. A ELE TODA HONRA E GLÓRIA, o resto é um pobre coitado, o qual não se converter vai ver o fogo eterno. Não é brincadeira o negócio, temos que limpar a nossa casa todos os dias, temos que ser COMO CRIANÇA. e pricipalmente, ter a direção do ESPÍRITO SANTO para uma resposta justa para nossas vidas diárias, pois o SENHOR É JUSTO
  15. Cassius R disse:
    INFELIZMENTE, AS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASÍL, SE TORNARAM REINADOS SECULARES,ONDE O “TRONO” É PASSADO DE PAI PARA FILHO(S), DIFERENTEMENTE DO QUE É PRATICADO NOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS. COM A PSEUDO IDÉIA, DE QUE É DEUS QUEM QUER ASSIM, MUITOS SE PERPETUAM NO PODER, NÃO ADMITINDO CONCORRÊNCIA , NEM O PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO. AMIGOS, INFELIZMENTE SE QUALQUER UM EMITIR UMA OPINIÃO CONTRÁRIA A ESSAS LIDERANÇAS, PODERÁ SER EXPULSO DA IGREJA,SOB A ALEGAÇÃO DE QUE É SERVO DO DIABO E NÃO É DIGNO DE
  16. valdinea disse:
    ESSA CGADB ESTÁ A CADA DIA SE AFUNDANDO , POIS O SEU PRESIDENTE QUER SE PERPETUAR NO PODER E ENVERGONHANDO ESSA INSTITUIÇÃO. ELE FAZ O QUE QUER E OS SEUS SEGUIDORES FALAM AMÉM.