SOBRE FRAUDES NA UFMA

EM COMENTÁRIO DE POSTAGEM DESTE BLOG, VISITANTE COMENTA O SEGUINTE:





Como todos devem saber, foi aberto um processo contra a professora Telma Bonifácio do Departamento de História, acusada de plágio.


A professora, Doutora em Cuba [dizem ser por correspondência], publicava artigos na revista "Ciências Humanas em Revista" que eram cópias integrais de textos de outros autores publicados em outros veículos acadêmicos.

Segue a nota de esclarecimento da Comissão Editorial publicada na última edição de "Ciências Humanas em Revista":

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

Caros leitores, autores, pareceristas e conselheiros de Ciências Humanas em Revista, a Comissão Editorial, a bem da verdade, vem informar que os artigos abaixo relacionados foram apresentados pela profª Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo como sendo de sua autoria. No entanto, constatou-se que:

1 - O artigo COMPETÊNCIAS NO DISCURSO OFICIAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, publicado nessa revista em seu v.2, n.2, de dezembro de 2004, é de autoria de Rosanne Evangelista Dias, publicado em DATA GRAMA ZERO - Revista de Ciências da Informação, v.4, n.6, de dezembro de 2003.

2 - o artigo A PRÁTICA REFLEXIVA: UM ELEMENTO ESTRUTURADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, publicado também em Ciências Humanas em Revista, v.3, n.2, de dezembro de 2005, é resultado de dois textos: o primeiro de autoria de Claudia Cristina Vasconselos, da Escola Superior de Educação de Viseu, publicado na revista Millenium, n.17, em 2000, com o título A REFLEXÃO: UM ELEMENTO ESTRUTURADOR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES; o segundo é parte da tese (pág. 40 a 52) A PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMANGEM HOSPITALAR: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES-PESQUISADOR, de autoria de Josimerci Ittavo Lamana, defendida na USP de Ribeirão Preto, em 2003.

Lamentavelmente, este problema só foi detectado recentemente, razão por que só agora a Comissão traz à tona esse grave episódio e registra sincero pedido de desculpa aos autores dos textos acima citados, bem como a todos que fazem CiênciasHumanas" Mesmo com as provas apresentadas e com a denúncia feita ao Ministério Público, professora Telma Bonifácio assume ser inocente.

O Ministério Público comprovou plágio. Entretanto, como a denúncia precisa ter sido feita pelos autores, o processo foi arquivado.

Ontem, o Núcleo de Humanidades festejava o lançamento da "Coleção Humanidades", série de publicações de teses feitas por professores mestres e doutores da Universidade Federal do Maranhão. Na oportunidade, professor Claudio Zannoni, como coordenador do Núcleo, anunciou que, em virtude dos últimos acontecimentos, todos os membros do Núcleo de Humanidades decidiram renunciar o cargo. 

O assunto veio a tona com após denúncia de professor , informando que na UFMA a fraude em notas de alunos é algo constante, citando o caso acima.




Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade