JOVEM E PROMISSOR DEPUTADO FEDERAL PELO MARANHÃO ASSUME MANDATO

Na manhã desta quarta-feira (01), 18 deputados federais pelo Maranhão assumiram seus mandatos na Câmara Federal.

Dentre eles destaca-se o jovem advogado Hildelis Silva Duarte Junior, mestre em políticas públicas, doutor em Direito Constitucional, professor universitário e promissor deputado federal, conhecido por Duarte. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual e nas eleições de 2022, se tornou deputado federal, eleito com 111.019 mil votos, sendo o mais votado em São Luís.

Sendo Mestre em políticas públicas e atuante, Duarte ficou conhecido no Maranhão, principalmente em São Luís, por sua dinâmica atuação a frente do PROCON do Maranhão, tendo melhorado o atendimento e reduzidos seus gastos em 34,3%. Em 2017 houve a unificação do Procon com o Viva Cidadão, assumindo Duarte a missão de dar nova cara aos dois projetos.

Focado na busca de bem-estar aos maranhenses, Duarte elevou de 4 para 48 as unidades do VIVA Cidadão, melhorando e ampliando os serviços.

Na função de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, Duarte conseguiu aprovar 88 projetos de lei que hoje são realidade no Maranhão. Destaca-se 8 desses projetos só no ano de 2019:

1º. A Lei do RG+ (Lei nº 10.996/2019), em coautoria com o deputado Zé Gentil, que unifica na carteira de identidade os dados de vários outros documentos, como carteira de motorista, título de eleitor, carteira de trabalho, registro profissional (como OAB, CRM etc.), certificado militar, NIS/PIS/PASEP e outros.

2º. A Lei Acesso Seguro (Lei nº 11.054/2019) obriga as empresas de reparos elétricos e eletrônicos, empresas de utilidades domésticas, fornecedoras de gás encanado residencial e empresas de seguros a enviar ao consumidor, via SMS ou e-mail, mensagem com nome, número do RG e foto (se possível) do funcionário ou funcionários designados para serviços domiciliares.

3º. A Lei das Balanças (Lei nº 11.128/2019), que obriga a instalação de balanças de precisão em supermercados, feiras e similares, para que o maranhense possa verificar o peso de mercadorias previamente embaladas – com base no direito básico do consumidor a uma informação adequada e clara sobre produtos e serviços, como estabelecido no artigo 6º, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.

4º A Lei dos Cartórios (Lei nº 11.112/2019), pessoas jurídicas de direito privado ficam proibidas de utilizar a nomenclatura “cartório” ou “cartório extrajudicial” como nome-fantasia, se passando assim, até de má-fé, por prestador de serviço público – lei em respeito ao direito à informação clara, precisa e inequívoca sobre produtos e serviços, também de acordo com o art. 6º, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.

5º. A Lei Memória Histórica (Lei nº 11.028/2019) proíbe que prédios, rodovias e repartições públicas sejam batizados com nomes de responsáveis por violações de direitos humanos e qualquer pessoa que tenha praticado ou compactuado com tais crimes durante o período da ditadura militar brasileira, nomes que constem no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade de que trata a Lei Federal nº 12.528, de 18 de novembro de 2011. Proíbe também o uso de qualquer tipo de bens e recursos da Administração Pública Estadual para tais homenagens.

6º. A Lei dos Canudos (Lei nº 11.014/2019), elaborada em coautoria com o deputado Adelmo Soares, veta a comercialização e a utilização de canudos de plástico em todo o Maranhão e promove a utilização de canudos reutilizáveis ou biodegradáveis, que podem ser feitos de bambu, aço, papel e outros materiais.

7º. A Lei Amares (Lei nº 11.039/2019), que considera de utilidade pública estadual o Instituto Amares de Pesquisa e Conservação de Ecossistemas Aquáticos, lei que permitirá à entidade o acesso a recursos públicos, editais e maior autonomia para que continuem realizando o importante trabalho de cuidar do meio ambiente, como a reabilitação e o retorno ao habitat natural de animais vítimas de pesca predatória e do lixo marinho.

8º. A Lei Black Friday (Lei nº 11.142/2019), que obriga as empresas a se comprometerem a fornecer informações verdadeiras, corretas, claras e inequívocas sobre os produtos e serviços em promoção, em especial sobre os preços praticados sem desconto.

As outras iniciativas legislativas de Duarte podem ser checadas no link: https://duartejr.com/leis-aprovadas/.

Nessa toada, Duarte prova que na Câmara Federal não decepcionará o povo do Maranhão, principalmente o povo de São Luís, que deseja vê-lo atuando na gestão da prefeitura.

No plano político, Duarte tem reconhecimento do atual governador Brandão, também do ex-governador Flávio Dino e já montou escritório político em São Luís para atender as demandas dos maranhenses por busca de melhorias para as comunidades.

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade