PREPAREM-SE!! đŸ˜± CORONAVÍRUS GEROU MAIS UMA VARIANTE MORTAL💀 - O OMICRON

Nesta sexta-feira (26), a Organização Mundial de SaĂșde (OMS) expediu alerta para todo o mundo, informando que o Grupo de Aconselhamento TĂ©cnico que monitora e avalia periodicamente a evolução do SARS-CoV-2 detectou a variante B.1.1.529 - denominada de Omicron.

A variante Omicron foi relatada pela primeira vez Ă  OMS da África do Sul em 24 de novembro de 2021. A situação epidemiolĂłgica na África do Sul foi caracterizada por trĂȘs picos distintos nos casos relatados, o Ășltimo dos quais foi predominantemente a variante Delta.

đŸ˜±Nas Ășltimas semanas, as infecçÔes aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante Omicron. A primeira infecção confirmada dessa variante foi conhecida em uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021.

Esta variante apresenta um grande nĂșmero de mutaçÔes, algumas das quais preocupantes. A evidĂȘncia preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outros.đŸ˜±

O nĂșmero de casos desta variante parece estar aumentando em quase todas as provĂ­ncias da África do Sul. Os diagnĂłsticos de PCR atuais do SARS-CoV-2 continuam a detectar essa variante. 

VĂĄrios laboratĂłrios indicaram que para um teste de PCR amplamente usado, um dos trĂȘs genes-alvo nĂŁo Ă© detectado (chamado de perda do gene S ou falha do gene S) e este teste pode, portanto, ser usado como marcador para esta variante, enquanto a confirmação do sequenciamento Ă© pendente. Usando essa abordagem, essa variante foi detectada em taxas mais rĂĄpidas do que surtos anteriores de infecção, sugerindo que essa variante pode ter uma vantagem de crescimento.

HĂĄ uma sĂ©rie de estudos em andamento e o Grupo de Aconselhamento TĂ©cnico continuarĂĄ avaliando essa variante. 

A OMS comunicarĂĄ as novas descobertas aos Estados Membros e ao pĂșblico, conforme necessĂĄrio.

Com base nas evidĂȘncias apresentadas indicativas de uma alteração prejudicial na epidemiologia do COVID-19, o Grupo de Aconselhamento TĂ©cnico aconselhou a OMS que esta variante deveria ser designada como  B.1.1.529 ou Omicron.

Como tal, os paĂ­ses sĂŁo solicitados a fazer o seguinte:

  • melhorar a vigilĂąncia e os esforços de sequenciamento para compreender melhor as variantes circulantes do SARS-CoV-2.
  • enviar sequĂȘncias completas do genoma e metadados associados a um banco de dados disponĂ­vel publicamente, como o GISAID.
  • relatar casos / grupos iniciais associados Ă  infecção por VOC Ă  OMS por meio do mecanismo de RSI.
  • onde houver capacidade e em coordenação com a comunidade internacional, realizar investigaçÔes de campo e avaliaçÔes laboratoriais para melhorar a compreensĂŁo dos impactos potenciais do COV na epidemiologia, gravidade, eficĂĄcia da saĂșde pĂșblica e medidas sociais, mĂ©todos de diagnĂłstico, respostas imunolĂłgicas, anticorpos neutralização ou outras caracterĂ­sticas relevantes.

Os indivĂ­duos sĂŁo lembrados de tomar medidas para reduzir o risco de COVID-19, incluindo saĂșde pĂșblica comprovada e medidas sociais, como uso de mĂĄscaras bem ajustadas, higiene das mĂŁos, distanciamento fĂ­sico, melhoria da ventilação de espaços internos, evitando espaços lotados e sendo vacinados.

đŸ˜± A nova variante, por meio de uma avaliação comparativa, demonstrou estar associada a uma ou mais das seguintes alteraçÔes em um determinado grau de importĂąncia para a saĂșde pĂșblica global:

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro Ă© um espaço de informação, denĂșncia, opiniĂŁo e crĂ­tica sobre os principais temas da polĂ­tica, da sociedade e da atualidade no Brasil e no MaranhĂŁo. O autor do blog Ă© um jornalista investigativo, que nĂŁo se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela anĂĄlise de fatos, provas e indĂ­cios. O blog do Edgar Ribeiro Ă© um canal independente, que nĂŁo tem vĂ­nculos com partidos, grupos ou interesses econĂŽmicos. O blog do Edgar Ribeiro Ă© um veĂ­culo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentĂĄrio

Poste um comentĂĄrio
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem

publicidade