PREPAREM-SE!! 😱 CORONAVÍRUS GEROU MAIS UMA VARIANTE MORTAL💀 - O OMICRON

Nesta sexta-feira (26), a Organização Mundial de Saúde (OMS) expediu alerta para todo o mundo, informando que o Grupo de Aconselhamento Técnico que monitora e avalia periodicamente a evolução do SARS-CoV-2 detectou a variante B.1.1.529 - denominada de Omicron.

A variante Omicron foi relatada pela primeira vez à OMS da África do Sul em 24 de novembro de 2021. A situação epidemiológica na África do Sul foi caracterizada por três picos distintos nos casos relatados, o último dos quais foi predominantemente a variante Delta.

😱Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante Omicron. A primeira infecção confirmada dessa variante foi conhecida em uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021.

Esta variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outros.😱

O número de casos desta variante parece estar aumentando em quase todas as províncias da África do Sul. Os diagnósticos de PCR atuais do SARS-CoV-2 continuam a detectar essa variante. 

Vários laboratórios indicaram que para um teste de PCR amplamente usado, um dos três genes-alvo não é detectado (chamado de perda do gene S ou falha do gene S) e este teste pode, portanto, ser usado como marcador para esta variante, enquanto a confirmação do sequenciamento é pendente. Usando essa abordagem, essa variante foi detectada em taxas mais rápidas do que surtos anteriores de infecção, sugerindo que essa variante pode ter uma vantagem de crescimento.

Há uma série de estudos em andamento e o Grupo de Aconselhamento Técnico continuará avaliando essa variante. 

A OMS comunicará as novas descobertas aos Estados Membros e ao público, conforme necessário.

Com base nas evidências apresentadas indicativas de uma alteração prejudicial na epidemiologia do COVID-19, o Grupo de Aconselhamento Técnico aconselhou a OMS que esta variante deveria ser designada como  B.1.1.529 ou Omicron.

Como tal, os países são solicitados a fazer o seguinte:

  • melhorar a vigilância e os esforços de sequenciamento para compreender melhor as variantes circulantes do SARS-CoV-2.
  • enviar sequências completas do genoma e metadados associados a um banco de dados disponível publicamente, como o GISAID.
  • relatar casos / grupos iniciais associados à infecção por VOC à OMS por meio do mecanismo de RSI.
  • onde houver capacidade e em coordenação com a comunidade internacional, realizar investigações de campo e avaliações laboratoriais para melhorar a compreensão dos impactos potenciais do COV na epidemiologia, gravidade, eficácia da saúde pública e medidas sociais, métodos de diagnóstico, respostas imunológicas, anticorpos neutralização ou outras características relevantes.

Os indivíduos são lembrados de tomar medidas para reduzir o risco de COVID-19, incluindo saúde pública comprovada e medidas sociais, como uso de máscaras bem ajustadas, higiene das mãos, distanciamento físico, melhoria da ventilação de espaços internos, evitando espaços lotados e sendo vacinados.

😱 A nova variante, por meio de uma avaliação comparativa, demonstrou estar associada a uma ou mais das seguintes alterações em um determinado grau de importância para a saúde pública global:

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade