O ESQUEMA DA GASOLINA NO BRASIL CORRUPÇÃO

Em São Luís, um litro de Gasolina já custa R$ 5,60. Este preço é fruto de um esquema operado pelo mercado consumidor dito livre -  para massacrar a população e enriquecer grupelhos empresariais do setor dos combustíveis.

O ESQUEMA DA GASOLINA

Antes de 1997 o mercado de combustíveis no Brasil era controlado pela Petrobrás. Mas, Fernando Henrique e sua trupe, pela Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo), flexibilizou o monopólio do setor de petróleo e gás natural, tornando aberto o mercado de combustíveis no país para quem quisesse.

Então, desde 2002 as importações de gasolina foram liberadas e o preço passou a ser definido pelo próprio mercado, no seguinte esquema:

Pegam a gasolina A pura produzida pelas refinarias, sem etanol - depois compram o Etanol Anidro e misturam esses dois produtos para formar a gasolina C. Nessa mistura, a proporção de Etanol Anidro variar entre 18% e 27%. O que deixa a gasolina mais barata.  Entretanto, os integrantes do esquema vendem mais caro do que se ela fosse pura.

FISCALIZAÇÃO DISSIMULADA

Faz parte do esquema a omissão de fiscalização efetiva em todos os postos de distribuição - a fiscalização é dissimulada para enganar a população e passar a sensação de que há seriedade. Daí, sem verdadeira fiscalização, a gasolina tem outros aditivos, que destroem os motores dos carros.

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) não fiscaliza - se quisesse fazer bastava exigir que os donos de postos entregassem suas planilhas de custos - descobrindo-se assim os revendedores de combustíveis que definem suas margens de lucro de forma igual, formando Cartel.

Na outra ponta aparece outros ladrões - os governadores com seus altos ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para também meterem a mão sem dó e piedade. 

Mesmo o governo Bolsonaro retirando os impostos federais - os integrantes do esquema estão majorando os preços para ferrar com a subserviente e abestada população brasileira - que só sabe reclamar, mais é incapaz de reagir à altura para fazer respeitar seus direitos. Até quando?

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade