quinta-feira, 23 de agosto de 2018

TEM JEITO! Carutapera-Ma inicia diagnóstico social para implantação de projetos na área de Saúde, Educação e renda

Carutapera figura como um dos três maiores polos pesqueiros do estado do Maranhão, exportando a produção de pescados para diversos lugares do país. Também executa regular atividade pecuária, agricultura e extrativismo de caranguejos e açaí; sendo um dos maiores produtores e exportadores de açaí do Maranhão; além da atividade comercial, construção civil e serviços ofertados na cidade. 

Mesmo nessas condições favoráveis, Carutapera está na faixa de Desenvolvimento Humano Baixo (IDH - 0,574). 

Para melhorar essa realidade otimizando o imenso potencial turístico, pesqueiro e agrícola, a ONG Instituto Cidadania Ativa está em Carutapera iniciando um estudo de campo para verificar a real situação da população em sua dimensão social para posterior elaboração de um diagnóstico social com vista à implementação de projetos sociais que proporcionem desenvolvimento humano em relação à saúde, renda e educação (áreas que integram o cálculo do IDH). 

TEM JEITO 
Para o presidente do Instituto Cidadania Ativa, Maurício Miguel, os gestores públicos devem se atentarem para o potencial da região que gerenciam, e em parceria com o terceiro setor melhorar seu índice de desenvolvimento humano. “para todas realidades que encontramos nos municípios do Maranhão, há soluções que podem ser aplicadas. Basta adotarmos uma nova maneira de execução de políticas públicas adequadas para cada realidade junto com o terceiro setor. Isto seria uma nova maneira de governabilidade com resultados concretos”, explica Mauricio Miguel.
Mauricio Miguel vendo a realidade de perto
O RETRATO FOTOGRÁFICO
Riqueza extraída
Riqueza levada
Situação que fica
Deus proverá