Coisas ruins e coisas boas do Maranhão que aos poucos foram contaminadas pela politicalha e interesses escusos


COISAS BOAS DO MA QUE FORAM CONTAMINADAS

O JP

Nos idos de 1951 surge no Maranhão aquele que viria a ser o instrumento de defesa da justiça social, dos ideais políticos e do direito do cidadão – O Jornal Pequeno (JP). Apesar de ser chamado de pequeno, era grande e sobrevivei décadas por décadas sem se dobrar aos interesses políticos de quem comandara o Maranhão. Agora, porém, se tornou minúsculo por deixar ser dominado por interesses políticos de plantão. 

Afinado com o PC do B, o JP contamina sua bela história.

A RÁDIO TIMBIRA

Fundada em 15 de agosto de 1941, a Rádio AM Timbira foi concebida para ser uma emissora do governo. “A Rádio Timbira levava a todo Estado do Maranhão informações, entretenimento e lazer, sendo um elo importante na vida do interiorano, assim como a do homem da capital. Embora, a pioneira de radiodifusão no Maranhão não tivesse todo o aparato tecnológico como nos dias atuais, o empenho e a paixão dos profissionais daquela época vieram a dar grande contribuição como formadores de opinião. Apesar de enfrentarem os desafios apresentados pelas tendências demográficas, isso não serviu de impedimento para que a comunicação chegasse aos ouvintes de sua região” (UFRGS).

Os piores momentos da Rádio Timbira foram no governo de Roseana Sarney, que chegou até extingui-la (Lei n. 6.454 de 27 de outubro de 1995). A partir daí a Rádio Timbira passou a agonizar. José Reinaldo (em 2002) tentou ressuscitá-la, mas sem sucesso.

Jackson Lago tentou recuperar a credibilidade da Timbira, ensaiou reestruturá-la, mas faltou empenho e visão.

Flávio Dino foi quem deu maior passo para modernizar a Rádio Timbira, mas com a intenção dela servi-lhe de palanque para seus interesses políticos. É o que se vê na grade de programação da Rádio. Uma lástima.

Pela Rádio Timbira passou grandes nomes do rádio, que nunca se comportaram como fazem os de hoje. 

Coisas boas do Maranhão que aos poucos foram contaminadas pela politicalha e interesses escusos.   

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade