Dois atos sequencias marcaram a posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão na manhã desta sexta-feira (18).
Uma missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de São Luís, celebrada pelo arcebispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
O ato religioso contou com a presença de desembargadores, juízes de direito, diretores, servidores do Judiciário e de autoridades eclesiásticas de diversas unidades da igreja católica no Maranhão.
Para arcebispo Dom Esmeraldo, a missão solicitada “É um sinal importante essa consciência que, em forma de atitude concreta, vem para agradecer, suplicar sua graça e colocar-se à disposição do nosso Mestre, Senhor e Salvador”, concluiu.
O arcebispo franqueou a palavra à nova direção do Poder Judiciário maranhense. O presidente eleito, desembargador Cleones Cunha, disse “Rogamos a Deus que nos dê forças para sermos servos da Justiça e do povo, não sendo indiferentes às demandas judiciais apresentadas pela sociedade". A Vice-Presidente, desembargadora Maria das Graças Duarte expressou seu desejo na nova missão: “Que essa nova Mesa Diretora, através da harmonia e da paz, consiga trazer a Justiça para todo o Estado”.
A corregedora-geral de justiça, desembargadora Anildes Cruz, por sua vez, disse: “Quero agradecer a Deus e à Nossa Senhora por esse momento. Que Deus nos dê força e saúde para que possamos distribuir sempre a paz".
Após a missa os desembargadores seguiram a pé até à Sede do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), onde aconteceu a solenidade oficial de posse.

Com a presença de muitas pessoas, do governador do Estado, Flávio Dino; prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; corregedora nacional de Justiça (CNJ), ministra Nancy Andrighi; ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Fonseca; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Mário Macieira, entre outras autoridades, a solenidade transcorreu com tranquilidade e emoções dos envolvidos.
Manifestando sua intenção de colaborar com os Poderes Executivo e Legislativo, no enfrentamento à crescente onda de criminalidade que assola a sociedade e afirmando que pretende priorizar a Justiça e os juízes de 1º Grau, Cleones Cunha demonstrou humildade, e ao mesmo tempo firmeza na função que ora assume.
![]() |
As duas corregedoras: desembargadora Anildes Cruz, corregedora de justiça do Maranhão (CGJMA) e a a ministra Nancy Andrighi, corregedora nacional de justiça (CNJ). |
"tentar ao máximo a conciliação"
É uma das metas da nova corregedora-geral de justiça, desembargadora Anildes Cruz. Para a experiente magistrada, manter um vínculo com os magistrados de 1º Grau para buscar melhores condições de trabalho e uma prestação jurisdicional célere é o caminho a ser seguido, pois. “Quando nosso jurisdicionado bate à porta do Poder Judiciário, ele quer ter seu direito logo resolvido, então nós vamos tentar ao máximo a conciliação”, pontuou.
A equipe da corregedora: Juízes corregedores (José Américo Costa, Rosária de Fátima Almeida Duarte, Sara Fernanda Gama, Rosângela Santos Prazeres Macieira); Planejamento Estratégico (Gladiston Luis Nascimento Cutrim) e Coordenadoria dos Juizados Especiais (Marcia Cristina Coêlho Chaves).