MESMO COM A PESQUISA TENDENCIOSA DO IBOPE, O BLOG EDGAR RIBEIRO DECLARA A VITÓRIA DE FLÁVIO DINO NO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2014 NO MARANHÃO.

Com 11 pesquisas em mãos e faltando menos de um mês das eleições, o Blog Edgar Ribeiro no uso da matemática e da estatística analisa e conclui sobre as eleições 2014 para governador no Maranhão.


ANÁLISE Usando a própria metodologia do Ibope, passemos à análise:

INTERVALO DE CONFIANÇA.
Segundo o Ibope, os resultados de uma pesquisa devem ser interpretados dentro de um intervalo que estabelece limites em torno da estimativa obtida: o chamado intervalo de confiança.  O mais usual é trabalhar com intervalos com 95% de confiança, considerando uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por exemplo: Para um candidato com intenção de voto fixada em 30%, o intervalo de confiança dele, com uma confiabilidade de 95%, seria de 27% a 33%.

Trabalhando com as pesquisa feitas no Maranhão, veja a margem de erro de 3% pra mais e pra menos tanto pra Lobão Filho como para Flávio Dino.


INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Ainda, segundo o Ibope, só é possível chegar à conclusão de que uma candidatura está crescendo ou caindo se houver vários períodos consecutivos de aferição, com pelo menos três deles seguindo na mesma direção. 

O Ibope adverte que, para se dizer que um determinado candidato cresceu ou caiu sem errar, é preciso analisar a evolução do seu desempenho numa série de pesquisas e não somente comparar, isoladamente, a pesquisa atual em relação à anterior.

No caso, este blog está trabalhando com 11 pesquisas já feita e nas quais o candidato Flávio Dino manteve tendência de crescimento e distanciamento de Lobão Filho. 

Com base nestes dados e a evidente vontade da população maranhense, o Blog do Edgar Ribeiro conclui pela vitória do candidato Flávio Dino no primeiro turno das eleições 2014 para governador do Maranhão. 

O resultado vai oscilar de 50% a 56% para Flávio Dino e 21,8% a 28% para Lobão Filho Mesmo diante das notícias de fraude que estão sendo preparadas pela Oligarquia Sarney.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade