PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR TEM INTENSO TRABALHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira vem trabalhando com políticas públicas afirmativas que asseguram os diretos garantidos constitucionalmente aos cidadãos de Paço do Lumiar, no Maranhão.


Uma dessas políticas praticadas em Paço do Lumiar é a voltada aos idosos. Ivone Oliveira observa que o preconceito ainda é latente na sociedade. "Nós, juntamente com suas famílias, somos responsáveis em lhes garantir um envelhecimento de forma respeitosa e saudável”, observou a secretária.

Para o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Raimundo Barbosa, tanto a entidade quanto os idosos do município vivem o seu melhor momento, pois tem o acolhimento e suporte do governo municipal para realizar suas atividades.

De acordo com as informações do Creas, a maioria dos crimes contra idosos acontece no próprio ceio familiar, onde a violência física e moral, furtos e abandono lideram os registros de ocorrências.

Paço do Lumiar conta com dez núcleos de idosos que recebem acompanhamento psicológico, de assistentes sociais, além de reuniões e atividades recreativas, realizados por profissionais da prefeitura.

O primeiro “Chá dos Idosos”, que abriu oficialmente a programação voltada à terceira idade. O evento aconteceu no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão, e é promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Conselho Municipal do Idoso, e os parceiros, Grupo de Atenção ao Idoso (GAI-Semus), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do município.

Recreação - Durante o Chá, os idosos participaram de um aulão de ginástica e dança em diversos ritmos, ministrado pelo Grupo de Atenção ao Idoso (GAI). O serviço é pioneiro no município e atende os idosos da Sede e da Vila São José nos encontros semanais que contam com a assistência de enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros profissionais.

Nadi Morais, secretária de Saúde, ressalta que o GAI é uma experiência de grandes resultados em Paço do Lumiar, assim como o programa “Melhor em Casa”, que leva atendimentos médicos à vários idosos sem condições de locomoção.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade