GRANDE AVANÇO NA EDUCAÇÃO EM SÃO LUÍS: Prefeito assina convênio para informatizar escolas da rede municipal.

Prefeito comemora assinatura do convênio com Hélio Graciosa, presidente do CPqD, e Tati Palácio, secretária de Informação e Tecnologia
Com o objetivo de dar mais agilidade e transparência às atividades das escolas da rede municipal de ensino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior assinou na manhã desta sexta-feira (27) convênio com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A solenidade contou com a presença dos secretários municipais Márcio Jerry (Comunicação), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Kariádine Maia (adjunta de Educação) e com a chefe de gabinete da Semed Simone Paiva.
“A educação é prioridade de nossa gestão e este é mais um importante passo para que possamos informatizar a rede de ensino do município e disponibilizar a melhor estrutura possível para gestores, professores e alunos”, afirmou o prefeito Edivaldo.
A CPqD é uma fundação com referência mundial no campo de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e através do convênio será possível realizar a rematrícula automática dos estudantes, transferências online e haverá mais rapidez na atualização das informações do Censo Escolar, entre outras vantagens.
A chefe de gabinete da Secretaria de Educação (Semed), Simone Paiva, parabenizou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior pela iniciativa e o titular da pasta, Geraldo Castro, que acompanhou desde o início os tramites para formalização do convênio. “Realizações como essa garantirão a fidedignidade dos dados e facilitarão o acesso preciso às informações referentes aos alunos. Todos estão de parabéns”, ressaltou.
Exemplo dos benefícios é a digitalização de informações sobre os alunos que antes eram arquivadas em fichas manuscritas. Com a nova tecnologia, as informações sobre os estudantes de todas as 252 escolas da capital serão acessadas online agilizando processos como a consulta por disponibilidade de vaga em uma escola.
Outra consequência positiva com a implantação do sistema informatizado diz respeito à coleta das informações para o Censo Escolar. O procedimento que era realizado manualmente agora poderá ser automático, já que todas as informações solicitadas pelo censo estarão disponíveis no sistema. Com isso, o tempo para coleta e organização dos dados, que hoje chega a quase um mês, passará para apenas dois dias.
“Temos certeza de que esse convênio vai aumentar a produtividade e trará uma melhoria na área da Educação. Para nós é uma alegria muito grande ver que o que fazemos traz um benefício para a sociedade”, comemorou o presidente do CPqD, Hélio Graciosa.
 MATRÍCULAS ONLINE
Para assegurar a agilidade do processo de matrícula, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu um treinamento, entre os dias 18 e 20 deste mês, para capacitar os funcionários, garantindo que todos estejam aptos a lidar com o sistema.
A primeira etapa da capacitação foi direcionada aos técnicos da Semed e uma nova etapa será realizada no dia 6 de janeiro com gestores das escolas e demais servidores envolvidos no processo de matrícula. A implantação do sistema informatizado de matrículas está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit).
“Preparamos todo estudo e modelagem de tecnologia para que a Secretaria de Educação fizesse a escolha do melhor processo. A matrícula on-line é apenas o primeiro produto deste processo”, observou a titular da Semit, Tati Lima.
SOBRE O CPqD
Fundado há 36 anos, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (CPqD) é uma instituição com foco em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As soluções pensadas por esse instituto são amplamente utilizadas com excelentes resultados no Brasil e em outros países. Além da administração pública, a atuação do CPqD contempla os setores corporativo, industrial e financeiro.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade