CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO MAIOBÃO É EQUÍVOCO E COISA DE INTERESSES POLÍTICOS.

Várias lideranças politicas do Maiobão começam uma campanha nas redes sociais para emancipação do bairro Maiobão, pertencente ao território de Paço do Lumiar.

Os interessados estão vislumbrando espaço político sem se preocupar com as consequências.


No dizer do Senador Cristóvão Buarque É um equívoco financeiro, um equívoco político e um equívoco do eleitor.

Os distritos para se emanciparem precisam provar que têm uma atividade econômica de sobrevivência para não viver ‘dividindo miséria’.

Já está difícil manter os municípios que já existem, imagine criar mais municípios.

Só serve para uma coisa: criar currais eleitorais sob domínio dos políticos que mandam e desmandam no Maranhão.

UM EXEMPLO

No Ceará emancipações não significaram bom negócio para a maioria das localidades. De 12 cidades cearenses criadas entre 1987 e 1992, sete estão na rabeira do ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), que leva em consideração aspectos sociais, econômicos e geográficos.

O balanço também verificou que 10 das 12 cidades avaliadas estão em pior situação do que suas antigas sedes. As exceções são Horizonte, desmembrado de Pacajus, e Deputado Irapuan Pinheiro, antigo distrito de Solonópole, que despontaram e, após conquistarem autonomia administrativa, conseguiram melhorar sua situação.

Na avaliação, O POVO considerou dados de 2010 da hierarquização dos municípios de acordo com o IDM, divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Mesmo após mais de dez anos de emancipação, municípios como Ararendá, Barreira, Ererê, Miraíma, Ocara, Pires Ferreira e Tarrafas não conseguiram ficar entre as 100 mais bem posicionadas no IDM.
Pelo projeto aprovado no Senado, o requerimento para criação de municípios deve ser subscrito por, no mínimo, 20% dos eleitores da área que pretende se emancipar.

É exigido limite populacional mínimo: 70% da média na região Nordeste.

Também é preciso um estudo que comprove a capacidade do novo município para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outras regras.

Levantamento feito pela Folha com auxílio do IBGE mostra que a maioria dos 595 municípios brasileiros criados desde 1997 nasceu com baixa qualidade de vida e até hoje se mantém abaixo da média dos Estados. E 570 dessas cidades não evoluíram a ponto de superar o atual Índice de Desenvolvimento Humano de seus Estados --o IDH considera renda, escolaridade e expectativa de vida.


Se ruim para o Maiobão, pior vai ficar.

Em próximas postagens vamos mostrar a situação dos municípios que se emanciparam de 1991 a 2000.

5 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Ferando F.31/10/13 20:02

    Só vai ficar ruim caro amigo, é para o teu Prefeito Josemar, que terá que dividir o fundo de participação.
    Esse incompetente que não consegue administrar nem sua casa, quanto mais ser Prefeito de Paço do Lumiar,
    ele já sabe que não se elege no Maiobão e muito menos em Paço do Lumiar, é só vc olhar em volta do Prefeito e ver
    as lideranças que o acompanham.Garanto a vc que aquele grupo da campanha ele não tem mais, a classe politica
    do Paço não acredita mais nele e nem no piauiense, acompanhe a movimentação politica dentro do município, a classe politica
    está se unindo em torno desse projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passa de interesses escusos pois voces são da mesma quadrilha que deixou passo na miséria, desviando milhões. Coitado desse municipinho se for criado.

      Excluir
  2. Jose Carlos3/11/13 14:06

    Se vai ficar pior pagaremos pra ver, pois do pior estamos provando agora com este governo pífio loteado entre o prefeito, o vice e uns quatros vereadores e seus familiares se locupletando deste rico município. Uma coisa é certo a verba para dividir entre eles irar cair com o desmembramento do maiobão

    ResponderExcluir
  3. Fernando F.4/11/13 11:55

    Assim é muito fácil seu pilantra, vc ataca e não quer que os internautas leiam a verdade sobre você e Edinaldo, vc manipula seu blog
    para que as pessoas só postarem comentários que lhe convém. pilantra, vou colocar no meu face cabra de peia.

    ResponderExcluir
  4. Fernando F.4/11/13 18:56

    Gostei da atitude, você tem que conduzir seu blog com imparcialidade, principalmente na publicação dos comentários, gostando ou não você não deve excluir a participação de quem acompanha o seu trabalho.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade