AÇÕES DA PREFEITURA EM PAÇO DO LUMIAR.

Projovem Urbano abre 800 vagas para cursos de qualificação profissional

ProJovemUrbano
Estão abertas até o dia 30 de outubro, as inscrições para o Projovem Urbano de Paço do Lumiar, para o preenchimento de 800 vagas para cursos de qualificação profissional nas áreas de agroextrativismo, administração, saúde e construção.
Podem se inscrever pessoas com idade entre 18 e 29 anos, alfabetizados e que ainda não concluíram o ensino fundamental. Durante o curso com duração de 18 meses, os alunos receberão ainda, uma bolsa-auxílio mensal de 100 reais.
Locais de inscrições - UEB Vovó Filuca , UEB Leda Tajra , UEB Benjamim Peixoto e UEB Olavo Melo. No ato da inscrição, é necessária a apresentação do histórico escolar, CPF, carteira de identidade e comprovante de residência, originais e cópias.

Prefeitura e IFMA realizam jornada com estudantes da rede municipal 

Jornada Ifma e Paranã Forder Frente 600x424
 
A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (Semed), realiza nesta sexta-feira (25), a I Jornada do IFMA - Campus Monte Castelo, na Unidade de Ensino Básico Conjunto Paranã, com o tema "Ciência, Educação, Saúde e Esporte". O objetivo do evento é fomentar a discussão entre alunos, professores e a comunidade sobre a temática da sustentabilidade, além de promover atividades didáticas, científicas e artísticas, por meio de exposição de trabalhos.
A jornada, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), contará com a participação de profissionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMA), professores e alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.
A programação terá início às 08 horas com o credenciamento, seguida de palestras e oficinas, dentre elas de brinquedos com materiais reciclados, artesanato, oficina de sucos, arte com biscuit, pintura, e outras.
PROGRAMAÇÃO:
8h às 8h30: Credenciamento
8h30 às 9h: Cerimônia de Abertura
9h às 10h: (Pátio) Palestra 1: Educação Ambiental e Sustentabilidade. Palestrante: Profº Dr. Rogério Mesquita Teles (IFMA).
9h às 10h (Sala 1) Oficina 1: Artesanato Arte Mojó. Oficineira: Maria de Jesus L. Nunes (Comunidade Mojó).
10h às 12h (Sala 2) Oficina 2: Oficina de Sucos. Oficineiro: Profº Msc. Jorge Antonio Soares Leão (IFMA.)
10h às 11h (Pátio) Palestra 2: Drogas. Palestrante: Profº Bruno Emanoel Barros (UEB Paranã).
11h às 12h (Sala 3) Oficina 3: Arte com Biscuit. Oficineira: Profª Gdmar Rodrigues (UEB Nicolau Dino).
11h às 12h (Sala 4) Oficina 4: Oficina de Brinquedo (Reciclagem). Oficineiro: Antonio Melo.
14h às 15h (Pátio) Palestra 3: Energia Alternativa e Sustentabilidade. Palestrante: Profº Dr. Joaquim Teixeira Lopes (UEMA/UFMA).
14h às 15h (Sala 1) Oficina 5: Arte com material reciclável. Oficineiro: Profª Joana Lemos Ribeiro (UEB Mickey Mouse).
14h às 15h (Sala 2) Oficina 6: Pop Arte – Pintura. Oficineiro: Profº Jaime Tadeu (UEB Garrastazu Médici).
15h às 16h (Sala 3) Oficina 7: Experimentos Fáceis de Fazer. Oficineiro: Profº Dr. Fábio Henrique Silva Sales (IFMA).
15h às 16h (Sala 4) Oficina 8: Reciclar para ornamentar. Oficineiro: Profº Saulo Formiga (UEB Garrastazu Médici).
16h às 17h (Pátio) Palestra 4: Benefícios da Atividade Física. Palestrante: Profº Thiego Diniz (UEB Paranã).
Secretaria da Mulher de Paço do Lumiar participa da adesão ao “Mulher, Viver sem Violência”
A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar, Carla Sousa, participou na manhã de ontem (23), no Palácio dos Leões, da solenidade de assinatura de adesão do Maranhão ao programa federal Mulher, Viver sem Violência, que culminou com a entrega de duas unidades móveis adaptadas para circular em áreas rurais, que levarão serviços de segurança e justiça às mulheres camponesas, como forma de fortalecer o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Para Carla Sousa, os órgãos de proteção à mulher têm, a partir de agora, mais um suporte na assistência às mulheres vítimas da violência doméstica. “A aquisição desses ônibus para o nosso Estado facilitará o acesso a essas mulheres, com esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, orientação jurídica e psicológica necessária”, ressalta.

A ministra Eleonora Menicucci declarou que, pela primeira vez, o Estado brasileiro enfrenta de forma efetiva a violência contra as mulheres na área rural. “O quadro está mudando desde o lançamento da Lei Maria da Penha, mas precisamos aumentar nossa rede de segurança”, destacou.

O evento contou com presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), da governadora Roseana Sarney, do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr, autoridades do judiciário e do legislativo, e, ainda, de secretárias da Mulher de vários municípios maranhenses.

Programa - O Maranhão é o décimo estado brasileiro a aderir ao programa “Mulher, Viver sem Violência”, e as unidades móveis adquiridas devem seguir cronograma e itinerário nas áreas rurais do Maranhão. Com orçamento nacional de R$ 305 milhões, o programa propõe articular o atendimento integral das vítimas por meio de serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e orientação para trabalho, emprego e renda na Casa da Mulher Brasileira.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade