COM O TEMA “UM CARNAVAL PARA TODOS”, A PREFEITURA PROPORCIONOU UM CARNAVAL COMUNITÁRIO E FAMILIAR EM PAÇO DO LUMIAR.


Este ano, a Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer proporcionou um carnaval comunitário e familiar, com o tema “Um Carnaval para Todos”, onde os foliões puderam curtir a festa momesca próximo de suas residências e com total segurança.


Para Fernando Muniz, secretário de Cultura, o saldo do carnaval foi positivo. “Nós da Secretaria de Cultura nos empenhamos bastante para realizar este primeiro carnaval da nova administração municipal, e a presença massiva do público nos quatro dias de festa no Maiobão e Iguaíba, é o resultado de que as expectativas foram superadas”, disse.

O Prefeito Josemar e o vice, Marconi Lopes marcaram presença nos circuitos e acompanharam a alegria dos foliões luminenses. Josemar relatou que apesar de administração estar passando por dificuldades financeiras, se buscou a alternativa de realizar um carnaval dentro das possibilidades da Prefeitura. “Privilegiamos os artistas locais e suas bandas, e tenho a certeza que as comunidades aprovaram a escolha”, relatou o Prefeito Josemar.


Arrastão – Na terça-feira de carnaval, a comunidade de Iguaíba realizou mais uma edição do grande arrastão de blocos organizados. A brincadeira acontece há aproximadamente vinte anos, e já se tornou uma tradição local.

Os blocos saem no último dia de carnaval, sendo esperado por foliões da própria comunidade, assim como, de São Luís. Irreverência nos nomes, marchinhas próprias e muita organização é o que apresentou cada grupo, que no final da tarde se juntaram num grande cortejo de trios elétricos, da avenida principal de Iguaíba em direção à Praça Nossa Senhora da Conceição.
                            
Este ano, o destaque foi paras os blocos “Furacão do Jegue” e “Skina Folia” que arrastaram cada um, mais de duas mil pessoas. A novidade ficou com o “Junto e Misturado” e “Esse Cara Sou Eu”, estreantes no carnaval de Iguaíba.

O comerciante Niod Feques contou que, o arrastão dos blocos é uma festa familiar que mobiliza toda a comunidade. Ele ressaltou, que este ano, a comunidade se sentiu valorizada com a programação da Prefeitura, podendo brincar todos os dias de carnaval próximo de suas casas. Acrescentou ainda, que a partir de agora, a cultura do carnaval de Iguaíba começará a ser resgatada, e os iguaibenses voltarão a fazer um grande carnaval.

Um forte esquema de segurança para o carnaval foi montado, com um efetivo de homens da Polícia Militar e reforço de seguranças particulares. De acordo a PM, cerca de 30 mil pessoas passaram pelos circuitos da folia, e sem registros de ocorrências graves.

 O Secretaria Municipal de Saúde , também colocou seu bloco na rua e realizou uma campanha de orientação  e distribuição de preservativos aos foliões em todos os pontos de festa no município.

Mais Folia - E quem pensa que a folia em Paço do Lumiar já terminou, a Secretaria de Cultura anunciou a volta do “Carnaval Lava Garfos”, uma festa pós-carnaval que há vários anos não é realizada no município. A festa acontecerá no dia 23 de fevereiro no Viva Maiobão.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade