Acessos

sábado, 17 de novembro de 2012

Sem concluir a s investigações, o relatório final da CPMI do Cachoeira será divulgado na terça-feira.

O relator da CPI Mista do Cachoeira, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, vai apresentar seu relatório final nesta terça-feira. Ele não quis antecipar o teor do documento, mas adiantou em seu blog na internet que pedirá o indiciamento de todos os depoentes que se recusaram a depor. Odair Cunha afirmou também que o relatório já tem mais de mil páginas e que "será bastante contundente".

O relator analisou quase 70 mil páginas referentes a sigilos bancários, 11 mil relativas a quebras de sigilo fiscal de 75 pessoas físicas e jurídicas e, ainda, 45 mil páginas de extratos de ligações telefônicas.

Entretanto, apesar da prorrogação de 48 dias, nem todos os documentos em poder da comissão foram analisados. Segundo o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, o trabalho terá prosseguimento:

"O material que não foi analisado, por força do tempo de 180 dias mais 48 de prorrogação, ele deverá seguir para o Ministério Público, para que o Ministério Público tome as providências".

Vital do Rego disse que a comissão aprofundou as investigações anteriores, feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, e apontou a existência de um Estado paralelo criado pelo jogo ilegal.

"Eu entendo que essa CPI foi completamente diferente de todas as outras instaladas na República ao longo dos últimos anos. Veio quando muito já estava apurado, aprofundou as investigações, vai mostrar que nós precisamos combater esse Estado paralelo que o jogo propicia e que leva a outros crimes, como a corrupção e a desintegração do aparelho estatal, e imagino que as soluções possam ser dadas tanto pelo Legislativo quanto pelo Executivo."

Deputados e senadores de diversos partidos, como DEM, PPS e Psol, afirmam que as investigações não foram concluídas e que o relatório será incompleto. Vital do Rêgo também comentou essas críticas:

"Esse julgamento vai ser dado pela sociedade brasileira quando a CPI concluir efetivamente seus trabalhos."

A apresentação do relatório está marcada para as 10h15, na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

De Brasília, Wilson Silveira
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo
Opine, comente, debata ...