Condenação de Dirceu no STF é destaque na imprensa mundial.


DA FOLHA DE SÃO PAULO.

A condenação do ex-ministro José Dirceu pela maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) repercutiu na imprensa mundial nesta sexta-feira.

Sites das principais publicações pelo mundo destacaram em suas páginas iniciais a decisão do tribunal brasileiro.
Reprodução

BBC
O site da BBC, serviço de notícias do Reino Unido, destaca na página dedicada às notícias da América Latina uma foto de Dirceu ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título: "Assessor de Lula condenado por corrupção".
Na imagem que ilustra a reportagem, Lula e Dirceu aparecem sorridentes, em um evento no Planalto em 2004, período anterior ao escândalo.
O texto da reportagem afirma que o ex-presidente não está envolvido no escândalo, que chama de "Big MonthlY".
Também destaca que Dirceu lutou na militância de esquerda contra o governo militar na década de 70 e foi exilado em Cuba.

Reprodução
EL PAÍS
O espanhol El País publica a mesma foto de Lula e Dirceu sorridentes em 2004 em seu site.
A página do jornal espanhol lembra que a Suprema corte brasileira já condenou políticos de quatro partidos por corrupção passiva e, nesta terça, condenou os corruptores.
Segundo a publicação espanhola, a condenação de Dirceu era a mais difícil, pois as provas contra ele não eram tão evidentes quanto as dos demais implicados.
Para o El Pais, não é impossível que Dirceu recorra a uma corte internacional, já que até o último momento declarou-se inocente.

Reprodução
NYT
O site do norte-americano New York Timesreproduz reportagem da agência de notícias Associated Press que destaca, logo em seu título, que a maioria dos ministros da Suprema corte brasileira condenou o ex-braço-direito de Lula, o ex-presidente mais popular do país.
A reportagem afirma que a pena prevista para corrupção ativa de acordo com as leis brasileiras pode chegar a 12 anos de prisão.
A trajetória de militância na esquerda de Dirceu também é lembrada pela publicação norte-americana.

Segundo o texto publicado no site do NYT, o mensalão não afetou a reputação de Dilma Rousseff, "vista como combatente da corrupção no país após demitir sete ministros após suspeitas de irregularidades publicadas na imprensa brasileira."

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade