sábado, 28 de julho de 2012

QUEM É ELE?



A história e o convívio de um homem com o povo revelam seu caráter.

Devido a tantos boatos o blog do Edgar Ribeiro foi atrás da história do candidato Josemar Sobreiro Oliveira, mais conhecido como PROF. JOSEMAR.

QUEM É ESSE que desde do momento que se ofereceu para ser candidato a prefeito de Paço do Lumiar, tem causado inquietação e preocupação nos adversários?

QUEM É ESSE que silencia diante das chacotas dos adversários e segue em frente com seu projeto político?

Alguns dizem que ele não tem formação para ser professor, sera?

Para responder a estas e outras perguntas o blog fez uma pesquisa da vida do candidato a prefeito por Paço do Lumiar, o Prof. Josemar. Vamos lá:

SUA ORIGEM:
Nasceu na cidade de Dom Pedro, Maranhão. Seus pais eram comerciantes, lutaram com muitas dificuldades para educar os 16 filhos e sofreram com a perda de 8 desses filhos.

SUA FORMAÇÃO ESCOLAR:
Foi alfabetizado no Colégio Rui Barbosa. Continuou no Ginásio de Dom Pedro, onde concluiu o ensino fundamental.

Josemar começou a trabalhar com 12 anos de idade no Armazém Tânio, pois almejava sua independência financeira, logo após foi transferido pelo seu chefe para São Luís do Maranhão.

Chegando à cidade Ludovicense, estudou no Colégio Ateneu Teixeira Mendes, onde concluiu o ensino médio e trabalhou no Armazém Arius na Magalhães de Almeida, em seguida prestou serviços no Armazém do Sul, FG.Alves, Record Representações e Aplube.

SUA FORMAÇÃO SUPERIOR:
Concluído o ensino médio, Josemar submeteu-se ao Exame do vestibular na UFMA, onde obteve aprovação no curso de Física.

Em 1974, concluiu o curso de corretores de imóveis, que lhe deu grandes contribuições em exercer atividades comerciais.

Em 1977, trabalhou como professor de Matemática no Colégio Padre Rogério e Zélia Abreu , neste mesmo ano conheceu a professora Ivone, sua esposa que cursava Filosofia também na UFMA.

JOSEMAR COMO ADMINISTRADOR E POLÍTICO.

JOSEMAR e IVONE eram militantes e participavam de todos os movimentos estudantis na universidade, dentre eles, podemos destacar:

A greve estudantil em favor da meia passagem, neste movimento os dois foram agredidos pela força coercitiva do estado, sendo que o professor teve que se refugiar em Alcântara, enquanto a professora sofreu pressão para não ser exilada do país.

No Anjo da Guarda, onde morou o Prof. Josemar e sua esposa realizaram um grande trabalho de benfeitoria social às comunidades carentes com palestras sobre prevenção de drogas, assistência às famílias carentes e combate a violência.

O empreendimento do casal foi a instalação de uma granja no  próprio sítio. Futuramente o sítio foi idenizado pela Amazônia e Mineração S/A (ANZA) e o professor Josemar mudou-se com sua família para o COHATRAC e trabalhou neste período na implantação do Colégio Oliveira Menezes onde sua esposa era diretora.

Em 1981, no dia 17 de agosto Josemar foi nomeado para exercer o cargo público na Secretaria de Segurança, através de concurso público, trabalhou na Divisão de Menores, onde prestou relevantes contribuições à segurança no Estado do Maranhão.

Em 1982, Josemar vendeu sua casa no Conjunto COHATRAC e mudou-se para o Maiobão.

No Maiobão, Josemar mostrou seu dote de grande administrador e promoveu os seguintes empreendimentos:
1 - fundou o Jardim de Infância Corujinha, contribuindo com a formação de crianças no município;

2 - O Instituto Josemar Oliveira;

3 - O Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFRAN) onde lecionou Matemática e Técnicas Agrícolas.

O Centro Educacional São Francisco de Assis, tem prestado relevantes serviços educacionais ao estado do Maranhão , como também ao desenvolvimento de Paço do Lumiar.

Fez parte da diretoria do Sindicato das Escolas Particulares  do Maranhão.

O professor Josemar exercitou sua cidadania voltada ao bem comum do seu município. Fundou a CECOAPA, (Centro Comunitário de Áreas Periféricas e Abrangências) e ajudou a implantar várias uniões de moradores e associações.

Em 1999, formou-se em Bacharel em Ciências Econômicas e neste mesmo ano, fez uma pós-graduação em formação gerencial e em seguida o curso de Qualidade Total.

O professor foi um dos percussores a implantar o programa de micro e pequenas empresas em Paço do Lumiar através do SEBRAE.

Em 2002, juntamente com sua esposa, foram  pioneiros em trazer a educação superior para o Paço do Lumiar.

A partir de 2004, o professor trabalhou com a implementação de projetos de cursos técnicos profissionalizantes voltados para atendimento de várias comunidades luminenses.

Essa é a história que conseguimos extrair sobre a vida do candidato JOSEMAR. Mais conhecido como PROF. JOSEMAR.

Com isto estão desfeitos todos os boatos que dos adversários que ridicularizam este cidadão, que tem formação política, administrativa e uma experiência de vida exemplar.

UMA PALAVRA FINAL DO PRÓPRIO JOSEMAR:

“Ao povo da minha cidade, aos que me conhecem, aos familiares, aos aliados e até mesmo aos meus adversários digo que a nossa luta continua na preservação dos seus ideais em trabalhar pelas comunidades de Paço do Lumiar. Sinto-me fortalecido pelo nossa união entorno da reconstrução de nossa cidade. Os que acreditam que o professor seja uma força propulsora  de mudança em Paço do Lumiar”.