JUSTIÇA FEDERAL CONCEDE LIMINAR PARA OBRIGAR BIA VENÂNCIO A CUIDAR DA SAÚDE DE PAÇO DO LUMIAR E APLICAR O DINHEIRO QUE SUMIU. E AGORA?

Depois de denúncia deste blog sobre a sonolenta Justiça Federal do Maranhão, o Juiz Federal Clodomir Reis concedeu liminar hoje (11) nos autos da AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 0011351-40.2012.4.01.3700 proposta pelo MPF para obrigar a prefeita Bia Venâncio  a cuidar da saúde do Município de Paço do Lumiar.

O processo passou um mês concluso para decisão enquanto cidadãos morriam ou sofriam carentes de atendimentos de saúde. Eta justiça sem coração!

O Oficial de justiça está a procura da prefeita para notificá-la.



O MPF identificou inúmeras irregularidades na prestação de serviços realizada nos postos de saúde das localidades de Iguaíba, Pau Deitado, Paranã, Itapera, Pindoba, Vila São José, Mocajituba, além da Unidade Mista do Maiobão e da Unidade de Saúde Básica de João Pedro.

Também fyoram encontrados problemas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os problemas foram apontados após a realização de vistorias da Vigilância Sanitária e de auditorias realizadas pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).

Entre as irregularidades encontradas estão a falta de esterilização, limpeza e conservação dos equipamentos e dos consultórios, a suspensão da realização de exames de raios-X, além da falta de medicamentos e de material de trabalho.

A ausência de veículos para dar suporte às unidades de saúde e os problemas no abastecimento de água prejudicam a qualidade dos serviços prestados à população.

No Caps e no CEO de Paço do Lumiar, além dos problemas de adequação às normas da Vigilância Sanitária, foram identificadas irregularidades referentes à organização de registros dos pacientes e número de profissionais insuficiente para atender às comunidades.

Consta, também, nas auditorias realizadas pelos órgãos responsáveis, que a Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar não tem um sistema de controle de gastos efetivo, e que não há um plano de cargos, carreiras e salários para os funcionários.

Profissionais das equipes dos programas Saúde na Família e Saúde Bucal não estariam cumprindo a carga horária de trabalho exigida, que é de 40 horas semanais, causando transtornos para quem necessita dos serviços.

Diante desse quadro, a justiça federal está determinando que o município de Paço do Lumiar cumpra, imediatamente, as exigências do Denasus em todos os postos onde foram encontradas irregularidades, que a União fiscalize de maneira eficaz a aplicação dos recursos destinados à área da saúde, repassados ao município e que os problemas de ordem administrativa identificados na Secretaria de Saúde sejam sanados.


Em caso de persistência dos problemas, a justiça federal poderá suspender os repasses de verbas federais para a saúde do município de Paço do Lumiar.

E AGORA! VAI TER DE APARECER O DINHEIRO DESVIADO DA SAÚDE.

A NÃO SER QUE SARNEY FILHO E ADRIANO SARNEY DÊ UM JEITO.




ALÉM DE TUDO ISTO


Ocorreram fraudes e má aplicação de R$ 1,2 milhão repassados pelo SUS para Paço do Lumiar


O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs, em 30/03/12, na Justiça Federal, ação de improbidade administrativa contra a prefeita de Paço do Lumiar (MA), Glorismar Rosa Venâncio e duas ex-secretárias de saúde do município, por má aplicação de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS). 


Além destas, mais três pessoas também estão sendo responsabilizadas pelos crimes de fraude e montagem de licitações.

Além do relatório do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DNASUS) e seus respectivos papéis de trabalho, instruem o ICP nº 1.19.000.000744/2010-87 parte dos autos do Inquérito Civil nº 04/2012 realizado pela 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar.

Foi detectado pelo DNASUS que as licitações da Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar beneficiavam empresas de fachada, desqualificadas ou com documentação irregular. Em alguns casos, pagamentos foram realizados sem licitação. Também há indícios de que muitos dos serviços contratados não foram realizados, apesar do repasse de R$ 1,2 milhão, no período entre 2009 e 2010.

Dentre os serviços objetos das licitações fraudulentas, incluem-se: fornecimento de alimentação preparada, medicamentos e materiais odontológicos, cerimonial, manutenção de equipamentos hospitalares e odontológicos com inclusão de materiais e peças de reposição; apoio de eventos e locação de veículos.

A auditoria federal detectou ainda que a secretaria destinou verbas prioritárias do Piso de Atenção Básica (PAB) para o pagamento de empresas que deveriam realizar apoio de eventos. A Secretaria, por sua vez, não comprovou se os serviços foram realmente prestados.

Indisponibilidade e bloqueio dos bens

A ação movida pelo MPF destaca também que recursos do FNS destinados à atenção básica, assistência farmacêutica, vigilância sanitária e farmácia popular deixaram de ser aplicados para os fins específicos porque foram depositados no mercado financeiro para render. Segundo o MPF, ocorreu prejuízo direto dos usuários do SUS, pois, com a aplicação irregular houve redução quantitativa nas ações de saúde do município.

Mediante tais irregularidades, Glorismar Venâncio, então prefeita municipal, deve ser responsabilizada; da mesma forma que as duas secretárias da Saúde, na época dos fatos, Karla da Costa Barros e Aline Feitosa Teixeira; o presidente da Comissão de Licitação, Luiz Carlos Teixeira Freitas, por fraudes e licitações cujos serviços não foram prestados; bem como, os próprios empresários responsáveis pelas empresas favorecidas, Luiz Fábio Souza Lima e Wellington do Nascimento.

O MPF pediu liminarmente que a Justiça decrete a indisponibilidade e bloqueio de bens dos envolvidos até o limite dos danos que terão que ser ressarcidos ao erário, inclusive, com bloqueio através do sistema Bacen-Jud, dos ativos financeiros existentes em nome dos requeridos.

Em virtude do foro privilegiado da prefeita, o MPF/MA encaminhou cópia dos autos à Procuradoria Regional da República em Brasília (PRR-1), que em 18/04 propôs Denúncia criminal pedindo que, além de penas que podem chegar a 12 anos de reclusão, seja decretada a perda do cargo dos denunciados, Glorismar Venâncio, Aline Feitosa, Karla da Costa Bastos e Luiz Carlos Teixeira Freitas, bem como seja determinada a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

7 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. A ESTA HORA O PAPAGAIO ENSAIADO THIAGO AROSO E OS RADIALISTAS UNIPRESENTES RENATO SOUSA E RENATO JUNIOR DEVEM ESTAR ENSAIANDO PARA DISTORCER OS FATOS AMANHÁ NA RÁDIO CAPITAL

    ResponderExcluir
  2. Tu é um blogueiro f... mesmo. acho que tu é da justiça ou então o justiceiro mascarado. eu estava perto de um amigo que trabalha com a bia é um desespero eles pesavam que era mais um afastamento. já estao falando com esse pessoal da emprensa que recebe para não falar mal da prefeita tem até blogueiro. não sei muito só comentários. é direto isso aqui no paço.

    ResponderExcluir
  3. PALLOCCI PEREIRA11/6/12 21:18

    OLHA EDGAR RIBEIRO, ACHO QUE TU É UM BLOGUEIRO DAQUELES QUE RECEBE SOMENTE PRA FALAR A VERDADE. ENQUANTO QUE OS PUXA E BABÕES, DEVEM ESTA PREPARANDO UMA MENTIRA DAQUELAS. SEGUNDO AQUELE VEREADORZINHO, AQUELE OUTRO, QUE É COMO SE FOSSE O FILHO TAMBÉM, O CASSADO, NÃO O FILHINHO, VÃO PARA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AQUELES QUE RECEBEM PARA MENTIR, E DIZER QUE NO PAÇO VAI TUDO BEM.
    ASSIM TAMBÉM OS BABÕEZINHOS, AQUELES QUE NÃO ACORDAM SEM DA BOM DIA PARA O IDOLATRADOS DELES, POR ISSO É QUE CONTINUO A DIZER: ""TODO AQUELE QUE COM FERRO FERE, COM ELE SERÁ FERIDO"".
    AGORA MUDANDO UM POUCO, TU TODO DIA MUDA ESSE TEU BLOG, QUE JÁ FICO PENSANDO, QUE SÃO OS CRAKERS DELES OPERANDO, OU AQUELA MARCA DE FACÃO MENTIROSA.
    O MAL, DAQUI DO PAÇO DO LUMIAR, A GENTE SÓ TIRA COM REZA. PODEM VER QUE ELES ESTÃO QUASE SAINDO, PARA O NOSSO BEM. ESTIVE COM UM AMIGO HOJE, NOS ARREDORES QUE ME FALOU QUE TEM UMA FORÇA, PROXIMA A ENCOSTAR NELES E OS MESMOS ESTÃO SÕ DE PRONTIDÃO, TA VINDO GENTE SÓ DE FORA, PRA NÃO TER COMPROMETIMENTO DAQUI E NEM DOS DONOS DO MAR. ESPERE E VERÁ.

    ResponderExcluir
  4. SR. PALLOCCI PEREIRA NUNCA RECEBI UM TOSTÃO POR ESTE BLOG. O CRIEI PARA EXERCER CIDADANIA, PARA SER UM AGENTE DE FORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. AMERICO DO PAÇO11/6/12 23:02

    - EDGAR. VC E DIMAIS, ACADA DIA EU TI ADMIRO MAIS E MAIS; VC E MELHOR BLOGEIRO DA GRANDE ILHA SÃO LUIS E REGIÃO METROPOLITANA ( O BLOGEIRO JUSTICEIRO ) NOTA 10 "DEZ","DEZ","DEZ"!...

    ResponderExcluir
  6. Julio Dellis11/6/12 23:17

    Rapaz a minha linha de raciocínio é diferente de todo mundo, alguém parou para pensar que a única sentença dada pela justiça federal contra essa prefeita corrupta na verdade não foi contra ela e sim contra o povo sofrido desse município? A sentença que todo mundo quer é na verdade a prisão e de todos os corruptos que a ladeiam e não o bloqueio de recursos que na verdade vai impedir o pouco e precário atendimento que ainda existe, meritíssimos é Bia quem tem que pagar e não o povo.

    ResponderExcluir
  7. PALLOCCI PEREIRA12/6/12 07:38

    DESCULPE-ME, MAS NÃO FOI COM RELAÇÃO A ESSES VALORES A QUE ME REFERI.
    PESSOAS COMO VOCE, QUE PRESTA UM DOS MELHORES SERVIÇOS A NOSSA POPULAÇÃO, QUE É A INFORMAÇÃO VERDADEIRA, NÃO EXISTE PREÇO, OU MELHOR, EXISTE, "TRATAR OS RECURSOS PÚBLICOS COMO DEVERIAM SER TRATADOS, E SEMPRE O POVO EM PRIMEIRO LUGAR".
    EU SEMPRE ESCREVO, EU GOSTARIA DE ESTAR USANDO ESSES ESPAÇOS PARA TRABALHAR AS IDEIAS E PROJETOS QUE REALMENTE MELHORASSEM A VIDA DOS NOSSOS COMPATRIOTAS. COM TUDO, SEMPRE LHE PARABENIZEI PELAS VERDADES BEM ESCRITAS EM SEU BLOG.
    VEJA BEM, O NOSSO MAL, NÃO É SÓ DAQUI, NÓS ERAMOS PARA SER O MELHOR ESTADO DA FEDERAÇÃO. "TIVEMOS UM MARANHENSE PRESIDENTE", QUE INFELISMENTE, "FOI O PIOR DE TODOS OS PRESIDENTES". HOJE, TENTA SE VANGLORIAR QUE SEREMOS O MELHOR ESTADO EM EXPLORAÇÃO DAS RESERVAS NATURAIS. DAI COMEÇA UMA OUTRA FASE DE EXPLORAÇÃO DO NOSSO RICO ESTADO, E PÕE ESSES ABESTADOS DESSES PREFEITOS CORRUPTOS E SIM BOCOS, PARA BRIGAREM COM A POPULAÇÃO, ROUBANDO O POUCO DE RECURSOS QUE TEM OS MUNICIPIOS, USANDO O PODER DA JUSTIÇA PARA CALÇA-LOS. ENQUANTO ISSO, O DE MAIOR VALOR FICA INIBIDO. VOCE SABE DO QUE ESTOU FALANDO. MAS DEIXEMOS DE LADO, POR ENQUANTO E VOLTEMOS PARA A NOSSA REALIDADE DE PAÇO DO LUMIAR, AONDE ESSA CORJA DE BANDIDOS VIVEM A COAGIR A NOSSA HUMILDE POPULAÇÃO, QUE TENHO QUASE QUE CERTEZA, QUE IRA SE POSICIONAR BEM NESTAS ELEIÇÕES PRÓXIMAS.
    SE VOCE NÃO COMENTOU AINDA, TEM UMA FISCALIZAÇÃO ELEITORAL, SENDO FEITA NO MUNICIPIO, PARA COMPROVAÇÃO DE ENDEREÇOS, E JÁ ESTA DANDO PROBLEMAS, INCLUSIVE POLICIAL.
    ABRAÇOS, POIS OS VALORES QUE VOCE RECEBE, É EM GRATIDÃO PELA NOSSA SOCIEDADE, PELAS INFORMAÇÕES CORRETAS QUE VOCE DIVULGA, CONTRA ESSES BOCÓS BANDIDOS, QUE ESTÃO PENSANDO QUE ESTÃO ENGANANDO A GENTE.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade