CAOS: Buracos e lama nas ruas de Paço do Lumiar podem deixar moradores sem transporte público.


Em 10 de dezembro de 2011, o Jornal Pequeno retratou a situação de caos e abandono vivida pelos moradores de Paço do Lumiar. Quatro meses depois, a situação continua a mesma. Buracos, falta de infraestrutura, lixo, poeira, lama e escolas fechadas são apenas alguns dos muitos problemas que a população local têm enfrentado diariamente. Por causa do estado em que está a Rua 4, da Vila Cafeteira, e a Avenida 1, do Paranã, os donos das vans e dos ônibus que servem àquela região ameaçam retirar seus veículos dessa rota, deixando os moradores sem transporte público.
Foto: G. Ferreira
Vans e ônibus ameaçam deixar de servir bairros do Paço do Lumiar por causa de buracos e lama nas ruasSegundo o líder do Movimento SOS Paço do Lumiar, Inaldo Pereira, de 38 anos, morador do lugar há 17, dos mais de 80 bairros existentes no município, a Vila Cafeteira, o Paranã e o Maiobão são os mais atingidos pelo abandono público. Ele explicou que a coleta irregular de lixo e a falta de pavimentação nas ruas e avenidas são um dos problemas mais graves vivenciados pelos moradores. “Quando chove, as vias se transformam em um verdadeiro caos e dão lugar a grandes lagoas de lama, que se misturam ao lixo espalhado nas ruas pela falta de coleta. Os poderes Legislativo e Judiciário são os verdadeiros culpados por esta situação.

A prefeita Bia Venâncio, que ocupa apenas o status de gestora, já que não trabalha em prol do povo, foi afastada duas vezes e depois cassada, mas por meio de uma liminar voltou ao poder e, por isso, estamos a mercê dos desmandos desta mulher que esqueceu o Paço do Lumiar”, disse.

O vice-presidente da Associação dos Trabalhadores do Transporte Alternativo, Francisco Pereira Santos, de 36 anos, relatou que a principal dificuldade dos motoristas, que já ameaçam deixar de rodar pela Vila Cafeteira e Paranã, é a intrafegabilidade das ruas e os elevados gastos com manutenção. 

Ele explicou que os motoristas das duas linhas de ônibus que atendem os bairros também já falam em desistir de trafegar pelos dois lugares e, caso isso aconteça, pelo menos 11 bairros ficariam sem transporte público e alternativo. “Com os buracos, os desníveis, as valas abertas na via e as muitas estradas de chão, cheias de pedras, que encontramos todos os dias aqui em Paço do Lumiar, gastamos em média R$ 15 mil por mês com a manutenção dos 80 carros que atendem o município”, declarou.
Foto: G. Ferreira



Lixo espalhado nas ruas também dificulta o trânsito dos veículos

O aposentado Adilson Lopes, de 61 anos, contou que a Rua 4, da Vila Cafeteira, e a Avenida 1, do Paranã, são as principais vias de acesso aos bairros e estão em situação precária. Ele contou que mora na área há mais de oito anos e já não sabe mais a quem recorrer. “Meu muro era branco e meus portões de alumínio; hoje, já não se sabe mais que cor eles têm. Os carros e ônibus passam por aqui e jogam lama por cima do muro. Meu terraço e o jardim ficam imundos. As pessoas adoecem ou pela poeira ou pelos insetos que margeiam o lamaçal acumulado. Mas o caos não é um problema só nosso, o Loteamento Manaíra também vive a mesma situação ou até pior, pois lá nem ruas existem, nas vias apenas motoqueiros e pedestres conseguem transitar, de forma complicada e cautelosa”, informou.

Moradores reclamam de escolas fechadas 

De acordo com o morador Roberval Sousa Costa, de 45 anos, residente no município há 16, as escolas também estão sendo vítimas do abandono público e têm sido fechadas para reformas ou de forma definitiva, em pleno ano letivo. Ele contou que a U. E. B. Mickey Mouse, no Conjunto Roseana Sarney, foi fechada para reforma sem qualquer comunicado prévio.
Foto: G. Ferreira
Carteiras estão amontoadas em escola de Paço do Lumiar e alunos sem aulas
“Tenho uma filha matriculada na escola e quando fui levá-la, esta semana, nos surpreendemos com as portas fechadas. Uma funcionária disse que as obras durariam pelo menos 15 dias, pois estavam pintando e fazendo alguns reparos no colégio. Só não entendi porque isto não foi feito nas férias. Em Zumbi dos Palmares, a Creche Zumbi dos Palmares, que abrigava 120 crianças, foi fechada pela prefeita Bia Venâncio, em 2008, para uma suposta reforma. Porém, até hoje não foi reaberta”, explicou.

A merendeira da U. E. B. Mickey Mouse, Letícia Carvalho, explicou que a breve reforma para pintura, melhoria da parte elétrica e das portas da escola, foi de apenas uma semana e que, na segunda-feira (16), as aulas voltam à sua normalidade. Ela ressaltou que não haverá prejuízos no calendário escolar, frisando que a intenção da direção da unidade escolar foi apenas de tornar o ambiente mais agradável para os estudantes, que frequentam o colégio de Educação Infantil e Fundamental nos turnos matutino e vespertino. (Por Jully Camilo).

1 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Julio Dellis12/4/12 15:52

    Tudo isso é culpa do TJMA que é covarde, omisso e fraudulento, cadê a moralidade Guerreiro Jr.? Vocês são tudo farinha do mesmo saco. O povo que se F...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade