Acessos

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

LUTO: Filho de Flávio Dino, de 13 anos morreu após uma parada cardíaca


Marcelo Dino, o menor, na foto com o pai e o irmão (reprodução)
Marcelo Dino, o menor, na foto com o pai e o irmão
Filho do ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Flávio Dino, morreu nesta terça-feira (14) de madrugada após ter sofrido uma crise de asma que começou na escola. 

Ela ainda chegou a ser levado ao Hospital de Base, na capital federal, mas não resistiu a uma parada cardíaca e faleceu. 

A notícia ganhou repercussão rápida nas redes socias e muitos internautas mandaram mensagens de solidariedade.


O blog também solidariza com o Pai e amigo Flavio Dino e família.


A doença

A asma (também conhecida como “bronquite”, “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença crônica que atinge as vias respiratórias tornando-as hipersensíveis e hiperirritáveis. É muito freqüente (ocorre em cerca de 10% da população brasileira) e pode afetar tanto crianças, quanto adultos, mas é mais freqüente nas crianças.

A palavra asma vem do grego “asthma”, que significa “sufocante”, “arquejante”. Esse termo é utilizado desde os primeiros escritos da medicina.

Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição, cigarro etc.) envia um sinal para a medula óssea para que esta produza células especiais de defesa.

A medula interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Esse processo inflamatório é o responsável pelos sintomas de asma (tosse, falta de ar, cansaço, sensação de “aperto” e “chiados” no peito).

Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição da luz (orifício) dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios e levar a pessoa até a morte.

Aguarde mais informações.

Fonte: O Impar
Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo
Opine, comente, debata ...