Assume hoje a nova mesa diretora do TJ/MA para o biênio 2012-2013.


Guerreiro Junior - Buna - Cleones Cunha
Eleita por unanimidade no dia 05.10.2011, a nova mesa diretora do poder judiciário estadual, assume o comando do TJMA hoje, dia 16 de dezembro em solenidade a ser presidida no plenário do próprio tribunal.

A nova direção é composta pelos desembargadores Antônio Guerreiro Júnior – Eleito Presidente, Maria dos Remédios Buna – Vice-Presidente e Cleones Cunha – Corregedor-Geral de Justiça.

NOVO PRESIDENTE TRABALHARÁ PARA INTEGRAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO MARANHENSE.

O desembargador Guerreiro Júnior, eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão disse que seus principais projetos serão dar início à construção da nova sede do Tribunal, no bairro do Calhau, e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão do Judiciário. Guerreiro Júnior ressaltou a importância da integração da Corregedoria Geral de Justiça com o Tribunal de Justiça para alcançar o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional na Justiça de 1º grau.

Uma das primeiras medidas anunciadas foi à construção do novo Fórum de Imperatriz. "Imperatriz é um pólo-sede no sul do Maranhão que já merece até o aumento do número de juízes", justificou Guerreiro Júnior.

Quanto à nova sede do TJMA, disse que a proposta é buscar na parceria público-privada (PPP) o auxílio financeiro para que se possa construir o Poder Judiciário do século 21. Disse já haver 14 votos favoráveis no Conselho Nacional de Justiça para aprovação dessa proposta. Guerreiro Júnior também prometeu incentivar ainda mais o processo judicial eletrônico, aumentar a arrecadação do FERJ (Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário) e instalar o DATA CENTER - plataforma de tecnologia da informação.

O desembargador Cleones Cunha conhece o papel da Corregedoria Geral de Justiça como órgão orientador, fiscalizador e disciplinador. Comparou a função do corregedor-geral ao de uma mãe, quando orienta, aconselha e ouve juízes, servidores e serventuários; e ao de pai, quando cobra com rigor quando o conselho, a orientação ou a disciplina é transgredida. "O nosso objetivo é fazer com que a Justiça prestada pelos juízes seja mais efetiva, orientando e fiscalizando toda a Justiça de 1º grau", definiu.

A desembargadora Maria dos Remédios Buna disse estar plenamente identificada com as ações sociais desenvolvidas pelo Tribunal, por meio de instituições como a Casa da Criança, Casa Abrigo e Creche Judith Pacheco, além da atribuição de substituir o presidente quando da sua ausência ou impedimento.

Os novos gestores vão encontrar uma Justiça bem encaminhada em termos de estrutura física, mas moralmente capenga por conta de atitudes suspeitas de alguns desembargadores destituídos dos princípios e dos deveres de um magistrado, constrangendo uma maioria que primam pela ética. Este é um desafio não só para a nova diretoria do tribunal, mas para todos os seus pares e a sociedade que deve ficar vigilante.

Não olhemos para nossos desembargadores como pessoas dotadas do atributo da perfeição, mas como pessoas que possuem fragilidades e podem errar. Entretanto, deles devemos exigir que ajam com decência e denodo.

Que a nova Diretoria do TJMA tenha sucessos. São os votos deste blog.

4 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Luis Fabiano15/12/11 16:40

    A populção do Maranhão aquarda com bastante expectativa a seriedade que vem junto com esta nova diretoria do tj-ma,não aquentamos mais a venda de setenças por parte desse magistrados, vejo tambem que a prefeita da cidade de paço do lumiar, jogou no chagco de lodo todos os menbros dessa corte. por isso esperamos que casa limpe essa mancha que caiu sobre ela.estamos aqui em Mato Grosso do Sul, torcendo por vocês. um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. BIA NÃO NUNCA COMPROU SENTENÇA15/12/11 19:19

    A prefeita Bia não compra sentença seu caluniador vc que está dizendo isso se vcs moram em mato grosso do sul com é que vcs sabem que ela compra sentença seus mentirosos vcs moram é a qui no paço não é,KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  3. esse fabiano e um picareta e mentiroso e sem argumento mato grosso só si for da qui de paço do lumiar mentira seu fabiano tem a perna curta essa não colou eu espero que esse novo presidente do TJMA realmente faça justiça e não injustiça.desejo boa sorte pra espero que ele sege tão competente quando o ex. presidente.que mostrou que realmente a justiça tem quer ser feita e não a injustiça.

    ResponderExcluir
  4. QUÊ BLOGUEIRO PUXA-SACO,DESSE GUERREIRO JUNIOR SERÁ POR QUER ELE TROUXE A PAUTA ZERO PARA O PAÇO QUE AFASTOU A PREFEITA ESTAMOS DE OLHO NESSES OPORTUNISTAS.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade