O desembargador José Luiz Almeida afirma: Magistrado não “gosta” de punir magistrado

Em seu Blog, o desembargador diz que "juiz que ousar votar pela punição de um colega, ganhará um inimigo ". Leia a postagem.
Pois bem. Inicio por reafirmar o que já consignei neste espaço: juiz não “gosta” de punir juiz. 
Se depender, pois, dos Tribunais, ninguém será punido – salvo um ou outra exceção, para confirmar a regra – , ainda que os corregedores se esmerem em apurar os desvios de conduta.
Nesse caso,  de nada adianta a tenacidade  das corregedorias; por mais dedicados que sejam,  o seu trabalho restará embalde.
A verdade é que, historicamente, os mecanismo de controle internos do Tribunais sempre deixaram muito a desejar.
E digo mais: juiz que ousar votar pela punição de um colega, ganhará um inimigo e, quiçá, a antipatia dos seus pares. Aliás, nem precisa votar pela punição para ganhar um inimigo. Basta votar contra uma pretensão ou contra o entendimento do colega.
Eu sei bem do que estou falando.
Um caso concreto: uma ilustrada colega, que ousou apurar os desvios de conduta de alguns magistrados, ganhou inimigos para eternidade,  e nenhum deles foi punido pelo Tribunal de origem. Não fosse a ação do CNJ, estaria tudo como dantes.
Todos do Maranhão sabem do que estou falando.
Outro caso concreto: ao tempo em que fui juiz corregedor, opinei ( com um outro colega, cujo nome não estou autorizado a declinar) pelo não vitaliciamento de alguns magistrados alfim do estágio probatório.
O desfecho:  foram vitaliciados, e eu (nós)  ganhei (amos) quatro inimigos para eternidade.
Pelo exposto,  e por muito mais,  é que entendo que a ação do CNJ não pode ser obstada.
Aqui vale a invocação do apotegma: quem não deve não teme.
Homem público, no exercício do múnus, não tem  o que esconder. Por isso entendo que todos os ganhos que decorram de sua atividade devam ser do domínio público.
Dos   salários dos magistrados todos sabem. Dos ganhos extra, em face, por exemplo, de uma decisão judicial, não se tem conhecimento. Esse sigilo fomenta especulações – muitas delas maldosas, como se tem lido na imprensa nacional nos últimos dias.
É por isso que entendo que devamos ser transparentes.
Infelizmente, numa corporação, há os que entendem que não se deva dar satisfação a ninguém.
Por pensarmos assim é que, agora, estamos expostos à execração pública.
Um registro relevante: apesar de associado da AMB, não subscrevo a sua tentativa de podar os poderes do CNJ.
Por tudo isso estou estudando a possibilidade de desfiliar-me, finalizou o desembargador.
Depois dessa, o desembargador Guerreiro Junior e o Corregedor Cleones Cunha, no caso do Maranhão vão ter muito trabalho para moralizar. a toda hora nos escândalos se apresenta.

1 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Jair Barros26/12/11 20:54

    Veja caro amigo Edgar é por essas e por outras que o Desembargador José Luiz Almeida é um dos poucos no TJ – MA que merecem o respeito da sociedade, pois é sem duvida um homem ético, de saber incontestável e que ao contrario de alguns de seus pares nunca sujou seu nome em troca de propinas “celestiais”.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade