DOSSIÊ DA CORRUPÇÃO EM PAÇO DO LUMIAR REPERCUTE EM BRASÍLIA: SARNEY FILHO REAGE COM “AGRESSÃO MORAL"

O site POLÍTICA REAL - (Por Gil Maranhão, com edição de Genésio Jr.) publicou o seguinte nesta quinta-feira:
08.12.2011

Maranhão. Domingos Dutra denuncia “corrupção endêmica” em Paço do Lumiar (MA) e envolvimento de Sarney Filho para manter prefeita no cargo

Filho do presidente do Senado perde a compostura, chama parlamentar petista de mentiroso, mas afirma que se Dutra “provar isso aqui, eu renuncio a meu mandato”
 (Brasília-DF, 08/12/2011)  Uma denúncia feita pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), na manhã desta quinta-feira, 8, no Plenário da Câmara, provocou nova cena de 'falta de decoro' parlamentar no Congresso Nacional.

O parlamentar petista subiu à tribuna para registrar a presença de integrantes do “Movimento SOS Paço do Lumiar” - uma das quatro cidades que compõem a Grande São Luís, e que tem 110 mil habitantes -, que desde o inicio da semana estão em Brasília percorrendo órgãos como Supremo Tribunal Federal (onde estiveram acorrentados), na Controladoria-Geral da União e na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, e na Frente Parlamentar de Combate à Corrupção do Congresso Nacional, “denunciando a tragédia que é a administração municipal de Paço do Lumiar”, informou o deputado.

Segundo Domingos Dutra, a comissão daquele município maranhense está distribuindo um dossiê que contém farta documentação, com provas de corrupção envolvendo a prefeita Bia Venâncio.

“Paço do Lumiar é um município em crescimento, com uma classe média em expansão, com um orçamento razoável, mas esse orçamento tem sido dilapidado pela corrupção”, disse o parlamentar, revelando que a prefeita já foi cassada três vezes este ano e responde a 28 processos.

“Foi cassada há uma semana, mas, infelizmente, consegue retornar por meio de medidas cautelares, medidas liminares. Uma comissão de juízes do Tribunal de Justiça resolveu cassar a prefeita, mas infelizmente ela retornou por meio de medidas liminares”, denunciou o parlamentar.

Domingos Dutra revelou que no dossiê que o “Movimento SOS Paço do Lumiar” entregou nos órgãos “há denúncias muito fortes” contra o deputado Sarney Filho. E fez um desafiou ao filho do presidente do Congresso Nacional.

“Espero que o deputado Sarney Filho se manifeste, porque é voz corrente a proteção política feita à prefeita pelo deputado”, disse Dutra, informando que “na última liminar, o deputado Sarney Filho esteve no Tribunal, foi visto no gabinete do Presidente e no gabinete da desembargadora. Portanto, espero que o deputado se manifeste sobre essa corrupção endêmica que envolve um município importante dentro da Ilha de São Luís”.

SARNEY FILHO REBATE DENÚNCIA E APELA PARA A 'AGRESSÃO MORAL'
Após as denúncias feitas pelo deputado Domingos Dutra, o parlamentar petista foi, por duas vezes, vítima de “agressão moral”, no Plenário da Câmara. Primeiro, pelo deputado Chiquinho Escócio – que, com sempre, fez defesa escancarada da família Sarney. Depois, pelo próprio deputado federal, Sarney Filho (PV-MA).

O filho do senador José Sarney, presidente do Congresso Nacional, não mediu palavras: chamou Dutra de 'mentiroso' e 'caluniador', e disse que não ia mais aceitar “esse tipo aleivosia, esse tipo torpe de conduta política”.

Zequinha Sarney pediu a Dutra que “provasse que estive alguma vez no gabinete do Presidente do TRE ou no gabinete de qualquer desembargador para pedir qualquer coisa para qualquer Prefeito”.
  
E também fez um desafiou: “Se ele provar isso aqui, eu renuncio a meu mandato. Mas, da mesma forma, se ele não provar, deve ir para a Comissão de Ética como mentiroso”.
A Agência de Notícia Política Real publica, abaixo, a íntegra dos discursos dos deputados maranhenses Domingos Dutra (PT) e Sarney Filho (PV).


 …....EIS A INTEGRA DO DISCURSO DE DOMINGOS DUTRA
Eu queria registrar, Sra. Presidenta, que encontra-se aqui, em Brasília, durante toda esta semana, integrantes do Movimento SOS Paço do Lumiar, composto por Maria de Anunciação Santos Azevedo, José de Ribamar Correia, Inaldo Alves Pereira, Júlio César Santos Berredo e Ronaldo Abreu Morais.

Essa comissão veio a Brasília denunciar a tragédia que é a administração municipal atual de Paço do Lumiar. Eles já se acorrentaram em frente ao Supremo, já estiveram na Controladoria-Geral da União, estiveram ontem na Comissão de Direitos Humanos, na Frente Parlamentar de Combate à Corrupção e em outros órgãos. Infelizmente, no Maranhão, os órgãos públicos não respondem às reivindicações de combate à corrupção endêmica que se instalou no Município de Paço do Lumiar.

Eles estão distribuindo um dossiê que contém farta documentação, fartas provas de corrupção envolvendo a Prefeita Bia Venâncio. Paço do Lumiar tem 110 mil habitantes, fica a 22 quilômetros da capital, é um Município em crescimento, com uma classe média em expansão, com um orçamento razoável, mas esse orçamento tem sido dilapidado pela corrupção.

A Prefeita Bia Venâncio já foi cassada três vezes, responde a 28 processos. Foi cassada há uma semana, mas, infelizmente, consegue retornar por meio de medidas cautelares, medidas liminares. Uma comissão de juízes do Tribunal de Justiça resolveu cassar a Prefeita, mas infelizmente ela retornou por meio de medidas liminares.

O Conjunto Maiobão, que tem 4.700 residências e é o núcleo econômico e político do Município de Paço do Lumiar, está com suas Avenidas 7, 8 e 4 obstruídas, em função do desastre que é a administração municipal da Prefeita Bia Venâncio.

Portanto espero que os órgãos de controle, Tribunal de Contas e Polícia Federal adotem medidas imediatas para conter a corrupção no Município Paço do Lumiar.

Nesse dossiê, há denúncias muito fortes contra o Deputado Sarney Filho. Espero que o Deputado Sarney Filho se manifeste, porque é voz corrente a proteção política feita à Prefeita pelo Deputado Sarney Filho. Na última liminar, o Deputado Sarney Filho esteve no tribunal, foi visto no gabinete do Presidente e no gabinete da desembargadora. Portanto, espero que o Deputado Sarney Filho se manifeste sobre essa corrupção endêmica que envolve um Município importante dentro da Ilha de São Luís.

Há pistolagem. Um vereador está foragido e 40% da Câmara Municipal está respondendo a processo, inclusive o Presidente foi cassado.
Fica aqui o registro, Sra. Presidente.
  
…........EIS A INTEGRA DO DISCURSO DE SARNEY FILHO
Sr. Presidente, hoje, pela manhã, ouvi assertivas que me deixaram muito chateado. Hoje, pela manhã, o Deputado Domingos Dutra subiu a esta tribuna para acusar a mim pessoalmente de participar...
  
Vou ler, Sr. Presidente:
Em um dossiê, há denúncias fortes contra o Deputado Sarney Filho. Espero que o Deputado Sarney Filho se manifeste, porque é voz corrente a proteção política feita à Prefeita pelo Deputado. Portanto, espero que o Deputado se manifeste. O Deputado Sarney Filho foi visto no gabinete do Presidente e no gabinete da Desembargadora no Tribunal.

Sr. Presidente, o Deputado Dutra está tão acostumado a insultar mentirosamente as pessoas daqui da tribuna, principalmente o meu pai, que ele se esquece que eu tenho voz aqui para desmenti-lo.

Então, eu gostaria que o Deputado Dutra provasse que estive alguma vez no gabinete do Presidente do TRE ou no gabinete de qualquer desembargador para pedir qualquer coisa para qualquer Prefeito. Se ele provar isso aqui, eu renuncio a meu mandato. Mas, da mesma forma, se ele não provar, deve ir para a Comissão de Ética como mentiroso.

Sr. Presidente, eu não vou mais admitir aqui essas mentiras deslavadas, esses insultos que são todos os dias postos aqui pelo Deputado Dutra, que não tem outra coisa a fazer na vida a não ser incitar a minha família. Portanto, o Sr. Dutra é que é um mentiroso. A ele está o desafio: venha para a tribuna, seu mentiroso, provar que alguma vez estive em gabinete de Presidente de Tribunal defendendo qualquer Prefeito.
  
Ele, sim, tem que explicar por que a mulher dele já foi do PSDB e agora é candidata pelo PT; ele, sim, tem que explicar por que participou do Governo corrupto de Zé Reinaldo e Jackson Lago; e explicar, quando Presidente do PT, por que esse PT nunca cresceu no Maranhão. Só depois que o PT fez um acordo com o nosso grupo político, hoje tem Vice-Governador, hoje tem quatro Secretarias de Estado. Então, esse tipo de insulto, esse tipo aleivosia, esse tipo torpe de conduta política eu não vou mais aceitar calado. Fica aqui o desafio a esse insultuoso caluniador: que prove aquilo que disse aqui.

Eram essas, Sr. Presidente, as palavras que eu gostaria de dizer.

4 Comentários

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

  1. Senhor Edgar, sou seu fã, finalmente encontramos um espaço na mídia maranhense onde podemos nos expressar de forma séria, onde não se tem medo de falar a verdade, ou seja, o senhor demonstra que não é JABAZEIRO PUXA SACO, parabéns, infelizmente tenho vergonha de ser maranhense, pois em qualquer lugar por mais bagunçado que seja pelo menos o judiciário é o ponto de confiança da população, no Maranhão nem esse referencial temos, pôxa, cheguei à conclusão que vou ser RIPE, sendo assim não tenho que tomar banho, escovar os dentes, lavar a poupança e muito menos pagar impostos altos para beneficiar picaretas.

    ResponderExcluir
  2. Não foi essa Bezerra quem deu o habeas corpus em menos de 24h para o assassino o empresário? Essa desembargadora é uma vergonha, na verdade todos são.

    ResponderExcluir
  3. No TJ do Maranhão os julgamentos não tem nada de ordenamento jurídico, lá o que vale é o real, o bronze, a onça, o erário público, o $$$$$$$$$.

    ResponderExcluir
  4. Esse Sarney Filho é desprezível, não é de hoje que ele vem usurpando os cofres luminenses, entra prefeito, sai prefeito e todos comem na mão dele, XÔ SATANAS.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade