LEIA!!! O fim da Ética, a modificação da Moral e o início da desgraça da sociedade brasileira

De início convém a definição dos termos Moral e Ética.

Para a Filosofia, a Moral é identificada no conjunto dos valores - hábitos e costumes de uma sociedade. A Moral tem haver com a escolha do indivíduo em relação a esses valores e se amolda ao desenvolvimento social dos povos. Segundo o o filósofo alemão Nietzsche, a moral de uma época determina a escolha pelo certo e pelo errado ou pelo bem e pelo mal

Já a Ética é a reflexão acerca da ação moral. A ética preocupa-se com o certo e com o errado. É ela que vai garantir a correção de determinada ação moral. A cerca do tema, o Professor de Filosofia, Francisco Porfírio cita o seguinte exemplo: 

"Se, em um país que segue a lei islâmica, uma mulher comete adultério, ela pode ser condenada à morte por apedrejamento. Isso faz parte da moral daquela sociedade, mas não é eticamente correto. Se, em uma situação hipotética, alguém salva uma mulher prestes a morrer daquela maneira, essa pessoa está atentando contra a moral, mas está agindo certo, de acordo com a ética".

Pois bem, seguindo parte do curso da história do Brasil, temos que na narrativa do regime ditatorial que se estendeu no Brasil de 1964 até 1985, as instituições de ensino omitem as motivações éticas e morais e se prendem a aspectos políticos.

Os aspectos éticos e morais presentes em 1964 estão nitidamente postos no enredo dos acontecimento de 1964 - A Marcha da Família com Deus pela Liberdade, série de manifestações públicas ocorridas entre 19 de março e 8 de junho de 1964 em resposta à ameaça comunista pelo discurso em comício realizado pelo então presidente João Goulart em 13 de março daquele mesmo ano. Neste contesto estavam presente a reação do povo em razão de valores morais e éticos cristãos da época.

A ameaça de perseguição socialista à fé cristã provocou a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade".

O golpe de 1964 assegurou os valores morais e éticos de então, impedindo uma interrupção abrupta destes como queria a ideologia socialista patrocinada por Cuba, Rússia e China.

1985 o ano que, segundo O Globo " (quase) liberou geral". O primeiro ato da nova era foi vulgarizar a mulher e a projetá-la como algo para comer. No verão de 1985, Cidinho lançou o biquíni Fio Dental - o valor moral da mulher foi de vez pras cucuias . Como não bastasse, em 1988, foi feito o lançamento do biquíni Asa Delta, um corte reto, vertical e cavado a partir da virilha que projetou a marca Bumbum Ipanema. Estava inaugurado o bumbum como o gosto nacional; estava posta a anarquia aos valores de então e se anunciava o início da desgraça da sociedade brasileira - foi dado um nome para a bandalheira que viria - Redemocratização do Brasil. Oficializada em 1988, com a Constituição da República - garantindo todo tipo de aberração que a imaginação fosse capaz de construir.

Tudo foi se consolidando aqui e acolá, até chegar na desgraceira que aí está. Até os valores cristãos foram levados na enxurrada da desmoralização socialista. 

Hoje, o parâmetro de afirmação de moral e comportamento leva em consideração o órgão excretor do indivíduo; no campo das ações políticas, o currículo de corrupto e desonesto tem maior peso para a escolha de representantes da sociedade; na seara da segurança pública e combate ao crime, o homenageado é o algoz.

Esta é a desgraça que se tornou o Brasil. 

Mas, há um lampejo de consciência surgindo aos poucos e tomando as ruas para tentar ajuntar os cacos que ainda restam da moral e da ética que se foram.

Blog do Edgar Ribeiro

O blog do Edgar Ribeiro é um espaço de informação, denúncia, opinião e crítica sobre os principais temas da política, da sociedade e da atualidade no Brasil e no Maranhão. O autor do blog é um jornalista investigativo, que não se pauta pelo achismo ou pelo disse-me-disse, mas pela análise de fatos, provas e indícios. O blog do Edgar Ribeiro é um canal independente, que não tem vínculos com partidos, grupos ou interesses econômicos. O blog do Edgar Ribeiro é um veículo de comunicação que busca contribuir para o fortalecimento da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Postar um comentário

Poste um comentário
Opine, compartilhe e acompanhe nosso blog.

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade