SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015.


O tema da redação do Enem 2015 traz à baila uma questão que deve ser objeto de ampla discussão, debate e propostas.

Com o tema 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira', os realizadores do Enem 2015 quiseram chamar atenção dos candidatos e da população para o fato de que, apesar das políticas já adotadas de proteção à mulher, esta continua sendo agredida de todas as formas.

O candidato, a partir da detecção do que o tema propõe, deveria dissertar, opinando ou sugerindo soluções para uma concreta proteção às mulheres, vítimas de agressão, seja de companheiros, seja no meio social.

Não sairá bem o candidato que articulou argumentos para tentar justificar agressões às mulheres, invocando os comportamentos femininos no modo de se vestir ou de não submissão às regras machistas de usos e costumes.

Penso que as medidas tomadas pelo Estado para a proteção das mulheres estão de bom tamanho, sendo necessário pequenos ajustes de cunho prático na aplicação da Lei.

A solução perpassa por uma ação efetiva da sociedade em combater a violência contra a mulher’, por manifestação firme perante aos que pensam e agem contra as mulheres como coisas (objetos) passiveis de sujeições e humilhações.

Por manifestação firme da sociedade, quero dizer a rejeição por repulsa aos agressores e não o linchamento físico deles.

Um grito de BASTA!! da sociedade é o que falta para eliminar ou diminuir drasticamente a 'A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira'.
Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade